Fake News: ameaça à cidadania

Fake News são notícias falsas que chegam a nós diariamente através dos meios de comunicação e internet. Tratam-se de inverdades lançadas – com intuito financeiro, político e/ou de status social – para milhares de indivíduos: banalizando a moral e denegrindo a vida de outrem.

Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) comprova que as notícias falsas se alastram 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras. Nesse sentido, torna-se evidente o quão destrutiva e depreciativa é a força da mentira. Uma informação falsa surpreende as pessoas na medida em que a inverdade concretiza-se como mais chamativa e impactante do que a verdade.

Além disso, a mídia está diretamente inserida nesse contexto, pois possui grande poder de domínio sobre a sociedade e exerce a função de ditadora do que é "bom" e "necessário"; não se comprometendo com os riscos de suas apologias, que se caracterizam também na forma de "fakes". Alegar que certa dieta trará somente efeitos positivos, sendo que, na verdade, trata-se de uma dieta indevida e que ameaça a saúde humana, é um dos muitos exemplos dessas manifestações errôneas que estão na palma de nossas mãos.

Para que essas disseminações de fatos antiéticos sejam combatidas, faz-se necessário, portanto, que os divulgadores sejam encontrados, multados ou até presos. Outrossim, merece punição quem compartilha destes feitos por não checar a origem da informação ou por pura maldade e até mesmo "prazer". Não se importando com as consequências de seus atos e difamando o senso de cidadania.

Antonio Carlos Valentini
Enviado por Antonio Carlos Valentini em 23/11/2018
Código do texto: T6510286
Classificação de conteúdo: seguro