Radicalismo e Fanatismo, num país laico?!!

--------------------------------------------------

BRASIL - UM PAÍS LAICO -

ONDE A LIBERDADE RELIGIOSA É PROTEGIDA POR LEI

"Art. 19, inc. I da Constituição Federal de 88

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;"

------------------------------------------

LAICO - adjetivo substantivo masculino

1. que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo.

2. que ou aquele que é hostil à influência, ao controle da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos.

-------------------------------

Ou seja, a meu ver um Estado, País, democrático, que aceita as diferentes idéias, diferenças culturais e religiosas das pessoas da sociedade, desde que a sociedade seja organizada e honesta, não seja hostil contra a população, em sua maneira de viver. Liberdade de ser. De ir e vir. De escolher o que quer para o crescimento de sua vida intelectual, profissional, pessoal, sentimental, espiritual, etc. Liberdade de escolha de religiosidade, ou não, que melhor lhe aprouver.

*********************************************************

O país brasileiro recebeu influências das mais variadas formas culturais, religiosas, intelectuais, pois desde o início de sua colonização, recebeu povos de todas as partes do mundo.

Vieram os portugueses, com o catolicismo dos Jesuítas, que tentavam 'domesticar' os índios, através de suas catequeses. Um dos motivos era trazer a pacificação entre esses dois povos, indígenas e portugueses, e outra, preparar mão de obra barata para a colonização.

Os indígenas tinha sua maneira natural de cultura e tradições, de acordo com seus credos e espiritualidades, de uma maneira muito peculiar, voltada para a união dos povos em aldeias, para a manutenção da família, garantir a proteção e manutenção da sobrevivência através de seu trabalho de buscas junto à natureza. Eram extremamente livres na sua maneira de entender o mundo e cultuar seus deuses.

Como força para o trabalho pesado, num país extremamente tropical, foram trazidos os negros africanos, seduzidos por sonhos em terras longínquas ou mesmo caçados e aprisionados, trazidos para o Brasil e outras partes do mundo, como escravos.

Os negros trouxeram em sua "mala" suas tradições, seus cantos, sua religiosidade, suas danças, e para suportarem o sofrimento, não deixavam morrer seu modo de ser, passado aos filhos com exemplos e ensinamentos vívidos. Como era belo o seu 'jeito peculiar de ser', apreciado pelos senhorios, não eram proibidos de 'exercer suas tradições', na verdade, sua religiosidade, também. E a garantia de seus costumes acabou trazendo aos negros, no Brasil, a liberdade da escravidão. Cuja liberdade trouxe a eles um forte preconceito e discriminação..... Mas isso é história de superação que continua até hoje.

Vieram outros muitos povos, entre eles, os japoneses, os alemães, os italianos, os árabes, os venezuelanos, os haitianos, e tantos mais que nos chegam até hoje.

Cada povo com sua maneira de ser, ver e entender o mundo.

A diversidade religiosa, tratada de maneira respeitosa e livre, onde as pessoas transitam livremente entre si, deve prosseguir de maneira plena e que isso aconteça tranquilamente.

Mas de qualquer modo, mesmo sabendo que existem as discriminações e preconceitos, o povo é sim, livre para agir como se sentir melhor. Desde que isso não infrinja as leis da justiça brasileira (o que sabemos que nem sempre acontece - as leis são infringidas sim)...

Considerações feitas, digo que o que não é positivo são as ideologias radicalistas, totalitárias, fanáticas, que ameaçam o direito das pessoas e que tentam colocá-las num só jeito de ser e crer, murando suas liberdades de livre escolha. E isso numa tentativa clara de buscar engessar a população, para que sejam adestradas ou domesticadas, ao bel prazer dos que querem se perpetuar no poder, a força, arbitrariamente e criminosamente.

O Brasil não precisa ter medo da diversidade. Porque justamente essa diversidade que tem contribuído para que o pais tenha vivido em paz até aqui, com as exceções que todos conhecemos.

Recentemente vimos em nosso país a tentativa de se tentar dominar o povo brasileiro com ideologias radicalistas, que ferem a constituição federal e a liberdade do povo. como se o povo fosse todo mentes desprovidas de ideias próprias e já firmemente enraizadas em seus subconscientes. O Brasil tem povo livre. Descobriram que os brasileiros não são essa massa uniforme, de fácil dominação, domesticação.

Posso dizer, com tranquilidade, 'caíram do cavalo'.

Graças a Deus que os brasileiros são diversificados, diferentes, e convivem muito bem e, com as exceções que se impõe às diversidades, até bem pacificamente com isso.

O que o Brasil precisa não é de radicalismo, muito menos de fanatismo, ou ideologias totalitárias, comunistas. Os brasileiros não são comuns. São muito diferentes entre si. Comunismo não cabe aqui!

O que precisamos é de uma educação onde a disciplina, a ética, o respeito, a honestidade, o senso de justiça social, o senso do bem comum, entre outros valores, sejam amplamente ensinados nas escolas, nas igrejas, nos locais de trabalho.

Ética, justiça, respeito, solidariedade, fraternidade, união em prol da liberdade da nação, são valores sociais que devem ser desenvolvidos nas pessoas, para que possam alcançar senso crítico, a fim de que tenham a capacidade de escolher qual o melhor caminho, para si, que querem trilhar.

Ensinar as pessoas a buscarem dentro de si o melhor delas, para a sua própria sobrevivência e crescimento moral, intelectual, profissional, pessoal e, mesmo, espiritual.

O Brasil precisa resgatar valores, onde direitos e deveres sejam respeitados. Onde cada pessoa saiba o que significa: "Onde acaba meu direito, começa o direito do outro. Onde começa o meu dever, começa o direito do outro. Onde acaba o direito do outro, começa o meu direito"

Ou seja, limites necessários ao respeito individuai para cada pessoas. Na busca de convivências mais harmônicas e solidárias. Onde o espaço público é público e não individual. Onde o espaço individual é individual e não é público.

E que isso fique bem claro na cabeça de cada pessoa. Para que não haja invasão de direitos e desrespeito aos deveres que cada cidadão deve assumir diante da sociedade em que vive.

Justiça social se faz com ensinamentos dos direitos e deveres a todos os cidadãos. Para que possam saber onde começa seus deveres e onde terminam seus direitos.

_________________________________________________________

17/11/2018 19:56 - Athos de Alexandria

Uma Excelência o seu texto. Meus parabéns pelo que expôs aos leitores. Veja a escritora e os leitores, o que emergiu desta última eleição presidencial! A palavra "RESISTÊNCIA". Mas que coisa mais estapafúrdia e estúpida. Ora, se o lado que foi derrotado nas urnas não aceita o resultado do pleito, então para que se fazer eleição então? Então o certo é: Perdemos mas não concordamos e vamos "peitar" a situação, fazendo greves, cercando estradas, "paredismo" nas Universidades... E a tão procurada "PAZ" que sonhava-se encontrar no resultado das urnas quer dizer que não existe? Mas porque raios fez-se uma eleição então??? Para sair nessa coisa baixa, asquerosa, nojenta da minoria querer mandar na vontade da maioria expressa em 11 milhões a mais de votos? É bem o que a escritora disse acima na sua última frase: ...para o cidadão saber onde começam seus deveres ( aceitar o democrático resultado) e onde TERMINAM OS SEUS DIREITOS (se insurgir e não respeitar o resultado). Vão trabalhar, cuidar das suas vidas, produzir para desenvolver o país! Deem a paz que a nação tanto precisa. Vão cuidar das suas vidas, criar seus filhos, estudar, progredir, desenvolver como um bom cidadão educado e cívico deve fazer! Querem o quê? Dar um banho de sangue na nação? O estado é laico! Como 90% da nação, eu não sou! Que o SENHOR nos proteja! Grande abraço escritora e leitores.

________________________________________________________

17/11/2018 21:56 - Theresa Leitte

Boa noite Senhor Athos. Talvez a palavra laico seja muito ampla. Mas na verdade significa livre. A pessoa pode escolher ser religiosa ou não. E as religiões, nenhuma, podem interferir, com seus dogmas e doutrinas particulares, na vida geral da sociedade. Cada igreja com suas doutrinas e disciplinas. Isso só complementa a liberdade e educação de uma sociedade. É como entendo. E realmente o brasil, entre as variedades de igrejas e credos, na sua grande maioria, é cristã. Cada grupo do seu jeito, mas crentes em Deus e no Cristo Ressurreto. Mas isso não autoriza ninguém a interferir na vida geral da coletividade. É como entendo. E obrigada pela participação comentário.

_________________________________________________________

Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 17/11/2018
Reeditado em 18/11/2018
Código do texto: T6505004
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.