Êxodo rural
A saída das pessoas do campo há muito acontece no Brasil. Por vários motivos, inclusive de alguns governos oferecendo melhor condição de trabalho nas fábricas. Mas com o passar dos tempos, isso continua acontecendo. Os campos vão se esvaziando, e as cidades se enchendo. Saem dos campos, com dificuldade, e vão se amontoar em favelas.
É a triste realidade brasileira. O povo do nordeste, povo sem água em quantidade habitável, migra à cidade grande, em busca de trabalho bem remunerado e vida mais equilibrada. alguns até conseguem melhorar um pouco de vida. Mas grande maioria fica em penúria. Crianças nascendo em estrutura razoável de um lar seguro, Mulheres que passam a se prostituir e 'dar' seus filhos ao comando das drogas, em troca de comida e 'proteção'.
Talvez uma real reforma agrária, sem hipocrisias e falsidades fosse uma saída de real resultado positivo, para se resolver o grande fluxo de pessoas nas grandes cidades. Se realmente o árido e o semi-árido brasileiros fossem trabalhados com atenção e cuidado, tecnologia e orientação apropriada aos agricultores, melhoraria-se a preservação do meio ambiente, e a produção alimentar familiar. Todos sairiam ganhando. Para isso precisamos apenas de boa vontade, honestidade, trabalho e justiça social.