Medicina preventiva - tratamentos que salvam

Em tempos mais remotos, as pessoas morriam mais cedo, por motivos naturais, de saúde debilitada. Porém com o passar dos tempos, a medicina e os naturopatas, foram encontrando meios de melhorar e até mesmo prolongar a vida das pessoas. Praticamente todas as doenças são tratáveis, se não curáveis. E àquelas que não tem cura, tem pelo menos os tratamentos paliativos, para dar um mínimo de dignidade ao paciente e melhor suportabilidade aos familiares ou cuidadores, de atenderem a pessoa doente.

Saber que pessoas sofrem porque não aceitam ou não vão em busca de tratamento é muito triste. Este mês é um mês dedicado ao cuidado com os homens, uma tentativa e conscientizá-los da necessidade de fazerem exames periódicos e tratamentos necessários. Isso antecipa diagnósticos e até permite o alcance de cura, em caso de antecipação no tratamento, quando da descoberta em que a doença não está em estado avançado.

Procurar ajuda médica, ajuda da família, ir de encontro a si mesmo, na busca de socorro, de busca de qualidade de vida é um dever individual. Mas muitas vezes o doente, deprimido, não consegue tomar essa decisão sozinho. Com respeito e carinho deve ser convencido a buscar ajuda.

Não só o câncer é um problema de saúde que a sociedade tem enfrentado. Temos também situações seríssimas em que a depressão acaba por levar o indivíduo a busca o suicídio. Auto conhecimento. Auto controle, amor próprio, são mecanismos que devem ser desenvolvidos no indivíduos durante toda a sua vida. Desde a infância até a vida adulta.

Por isso a importância da base educacional, emocional e, por que não?, a espiritual. Apesar de muitas pessoas não crerem que a vida pode e deve ser vivida com cuidado e atenção, no sentido de nos prevenirmos contra coisas negativas, que trazem problemas emocionais, de saúde, e de toda ordem, é preciso desenvolver a consciência coletiva e pessoal nesse sentido. Os sofrimentos vem, as vezes não podemos impedi-los. Mas buscar ajuda para vencer a dor, a solidão, as doenças, é muito importante as pessoas se conscientizarem que isso pode aliviar e trazer melhor qualidade de vida. Enquanto estivermos aqui, devemos nos cuidar e cuidar uns dos outros. A morte vem, mas não devemos achar normal e ficar passivos diante dos sofrimentos. Mesmo que ela seja certa, não importa. O que importa é darmos valor na vida que temos, enquanto a temos.

Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 13/11/2018
Reeditado em 26/11/2018
Código do texto: T6502101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.