O problema está no meio

Na original estrutura do ser, ele nasce refém do ambiente em que nasce, ou seja, formará sua personalidade de acordo com os ditames do meio em que nasceu, cresceu, viveu e se desenvolveu.

O homem é fruto do meio?!!! Entretanto, apesar de precariedade de formação, é considerado responsável por suas escolhas e atos, mesmo que esses sejam agressivos e até mortais à sociedade em que circula. Lembrando que, se o homem é fruto do meio, esse meio em que viveu o formou.

Se o homem é fruto do meio. Se o meio em que viveu o levou a caminhos não convenientes ao convívio pacífico com a sociedade. Se seus atos agridem o meio em que vive. Como então culpá-lo totalmente por seus atos vistos como injustos e nefastos?

Uma sociedade justa se forma através de ambientes justos, onde todos os elementos que a formam recebam condições a crescerem de maneira a adquirir conhecimentos morais, éticos e psicológicos, convergentes à formação civilizada da comunidade, que se pretende formar no grupo social que aproxima a convivência dos indivíduos.

Se a sociedade está dividida. Onde muitos recebem poucas oportunidades de desenvolvimento moral e civilizado. E poucos recebem condições razoáveis de civilidade. E bem mais poucos ainda detém o poder, corrompido em sua manutenção. Como então querer uma sociedade nivelada, civilizada, de uma só estrutura de ideais e ideais?

Brasil: condições extremamente variáveis; estruturas extremamente variáveis; ideais extremamente variáveis; objetivo: diversidade e união!!!

Mas quando será? Creio que quando as pessoas realmente passarem a conhecer o todo, para entender as particularidades, buscando ações razoáveis, para que o meio não seja tão nocivo à criação das criaturas que nele convivem.

Theresa Leitte
Enviado por Theresa Leitte em 12/11/2018
Reeditado em 18/11/2018
Código do texto: T6501154
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.