Inteligências Extraordinárias
O surgimento de "Inteligências Extraordinárias" entre os seres humanos acho que também não é cíclico... Mas, sempre aparecem... Certo é que existe um esforço muito grande para se produzir bons pensadores, mas nem sempre inteligentes.
Isso não reduz a velocidade do avanço da humanidade. Nos últimos tempos parece haver enorme carência disso que chamo de "Inteligência Extraordinária". Ou seria isso apenas um reflexo de minha humildade e singeleza, entremeada à uma enorme vontade de saber, conhecer e ter certeza de que nada ainda tem de saber, como uma pessoa comum, mas nem por isso isenta da capacidade de pensar. Pensar simples, mas com capacidade de fazê-lo, ao menos de forma uma pouco coordenada e embasada no que esteve ao seu alcance e possibilidade ao longo da vida.
O grande esforço das escolas parece não suprir mais com eficiência sua missão de ensinar "a pensar". Seria já reflexo dessa falta de talentos? Ou é a falta de incentivo que inibe os bons de se dedicarem à tão depauperada escola: de estrutura física, de recursos, de um corpo docente qualificado, bem remunerado, entusiasmado... E, uma leva de discentes dispostos à aprender...
As Inteligências Extraordinárias, parecem-me não terem a disposição de se exporem, daí porque não estão na mídia, não são candidatos à cargos eletivos, não são encontrados na Televisão...E, pior, nem nas universidades mais os encontramos.
Uma pena, quando elas se inibem, dão lugar à mediocridade. Esta sim presente em todos os cantos e, pior, julgando-se, sem nenhuma modéstia, possuidora da sabedoria, julgando a tudo e a todos, buscando impor-se e achando nichos desprevenidos na sociedade, instalando-se e buscando todos os meios de aí se preservar e se manter, a qualquer custo e de qualquer forma, alimentada por mais mediocridade dos que o cercam.
Acho também, que passou da hora de surgirem, novamente, não de tempos em tempos, como observamos ao longo da história da humanidade, mas, aos borbotões, eis que a população hoje é muito maior, extremamente carente da luz desses seres iluminados: as "Inteligências Extraordinárias".
Bom Domingo!
(MAP 11/11/2018)