O senso da Medicina Veterinária da Universidade Paulista de Bauru
No terceiro colegial é o momento de escolhermos o curso universitário do qual estudaremos e ele será a base para definirmos nossa carreira. Ao escolher a Medicina Veterinária nos deparamos com uma importante questão: qual área exercer?
Definir essa questão nunca será fácil, pois as áreas são diversas, como clínica, cirurgia, pesquisa, laboratorial, comercial, inspeção sanitária de alimentos e estabelecimentos, entre tantas outras. Além destas, no caso de clínica e cirurgia principalmente, devemos escolher as espécies foco, sendo elas pequenos, grandes e silvestres.
Popularmente, ao falar da graduação em veterinária logo já se pensa em clinica de pequenos animais, como foi apontado nesse senso, onde foi apurado que 42% dos alunos entrevistados escolheriam algo em pequenos animais.
Neste senso, foram entrevistados 67 alunos, sendo 15 de cada turma do primeiro ao quarto ano e sete do quinto ano, realizado durante a XI Semana Acadêmica da Medicina Veterinária.
Primeiramente foi-lhes perguntado qual área, entre pequenos, grandes e silvestres, os alunos pesam em seguir ao terminar a graduação.
No total, 18% escolheriam animais silvestres (12/67), 33% grandes animais (22/67), 42% pequenos animais (28/67) e 8% não sabem (5/67).
O primeiro ano teve duas áreas empatadas em 40% (6/15), que foram animais silvestres e pequenos animais. Em segundo lugar com 13% (2/15) ficou grandes animais. Os calouros parecerem bem decididos, pois uma única pessoa ainda não sabe área que deseja seguir.
Já no segundo ano, os pequenos animais foram predominantes com 53% dos votos (8/15), seguidos por grandes animais com 27% (4/15), animas silvestres com 13% (2/15) e os que não sabem 7% (1/15).
O terceiro tem predominância de animais de grande porte, totalizando 47% dos votos (7/15), 27% dos votos foram para pequenos animais (4/15), 7% animais silvestres. Este ano se mostrou o mais indeciso, tendo 20% dos alunos entrevistados que ainda não sabem a área que querem seguir (3/15).
Para nossa surpresa, 67% dos alunos entrevistados do quarto ano escolheriam animais de grande porte (10/15), se destacando entre os anos. Em seguida, os pequenos animais com 33% dos votos, 7% (1/15) animais silvestres e não há nenhum aluno indeciso.
72% (5/7) dos alunos do quinto ano escolherão animais de pequeno porte e 29% (2/7) escolherão silvestres, nenhum escolherá animais de grande porte e nenhuma esta indeciso.
Outra parte deste senso, foi perguntar aos alunos qual a disciplina favorita no atual semestre.
O quinto ano não entrou nesta parte do senso, pois nesse semestre não têm disciplinas.
No primeiro ano o resultado foi quase unanime, 12 dos 15 alunos entrevistados escolheram Anatomia Sistêmica dos Animais Domésticos. O restante votou em Citologia e Histologia (3/15).
Entre os alunos do 2º ano, mais da metade prefere Patologia, com 8 de 15 votos. Em seguida, Parasitologia Aplicada com 3 votos, Fisiologia Aplicada com 2 votos, e empatadas, Anatomia Topográfica e Imunológica Aplicada, com 1 voto cada.
O terceiro ano foi mais diverso em suas escolhas, porem a disciplina com mais votos foi Semiologia dos Sistemas, com 7 dos 15 votos. A segunda colocada foi Anatomia Patologica Sistematica dos Animais Domésticos, com 3 votos. Logo após, encontra-se Bromatologia de Animais Domésticos com 2 votos. E empatados com 1 voto cada, Laboratório Clinico, Farmacologia e Toxicologia Aplicada e Deontologia Veterinária.
A Clinica Medica Especial de Grandes Animais ganhou mais votos no quarto ano, que foi escolhida por 12 de 15 alunos entrevistado. Outra disciplina apontada foi a Clinica Medica Especial de Pequenos Animais, com 3 votos.
Sobretudo, os alunos pareceram felizes pela suas escolhas e apostas na Medicina Veterinária.
Apesar das duas perguntas difíceis - área da medicina veterinária e a matéria favorita- das indecisões e a fuga da resposta, todos os 67 alunos entrevistados exibiam um sorriso nos lábios e expressavam o mais alegre contentamento.