ESTUDANDO, APRENDENDO E SE TORNANDO UM CIDADÃO CONSCIENTE. ISSO FOI OUTRORA.
Rio de Janeiro, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018
A minha infância foi, sem sombra de dúvidas, muito feliz. Mesmo que fosse em condições simples, e quase limitada, porque meus pais eram de origem muito humilde. Mas os aprendizados a mim passados foram perfeitos. Hoje em dia já não seguem as mesmas regras de antes, onde o respeito a tudo e a todos vinha na dianteira de quaisquer situações existentes em nossas vidas.
E como a região onde fui morar a partir dos quatorze anos era um tanto quanto ruralizada, pois existiam muitos espaços verdes e locais para se brincar de forma serena e segura, assim aproveitei tais circunstâncias.
Fui estudar num colégio pequeno. A dona, era uma senhora de idade avançada, que havia herdado tudo de sua mãe. E contava com o auxílio dos filhos na gestão da mesma. O diretor era seu filho mais velho. E os costumes ali eram rígidos. Mas não a ponto de transformar o estabelecimento num quartel. Nada disso.
Todos os anos, no dia 9 de Junho, dia de Anchieta, o "apóstolo do Brasil", o colégio participava dos desfiles tradicionais desse dia no bairro do mesmo nome do apóstolo. Era uma coisa sagrada. E nós, os estudantes, saíamos arrumadinhos para tal. Havia banda, tocando dobrados, e além de outros colégios, quase sempre se apresentavam algumas corporações militares, também. Era muita alegria para todos.
E nesse colégio, criou-se uma olimpíada, onde nós disputávamos algumas modalidades esportivas. E era feita nas próprias instalações, porque o terreno era muito grande, permitindo tal feito. O congraçamento entre os alunos era total. E a alegria, também.
Lembro-me, por exemplo, que disputávamos diariamente, no recreio, às vezes antes e/ou depois das aulas, as nossas famosas "peladas". E naquela época não havia muro nas laterais do terreno e sim cercas de arames farpados. E isto acabava por ferir alguns de nós, eventualmente, mas principalmente rasgavam nossas roupas. E a minha era uma das que mais apresentavam remendos. Meus pais não tinham possibilidades financeiras de adquirir outro uniforme tão facilmente.
Hoje em dia a garotada é muito privilegiada. As escolas são possuidoras de muitos recursos, oferecendo o que há de melhor. Mas, pelo jeito, só não estão atendendo à educação do modo como era antes, porque as notícias que se dão na imprensa mostra um desrespeito total dos alunos aos professores. Infelizmente.