Os jovens e a busca por conhecimento na atualidade

O conhecimento, com o passar dos séculos, foi ficando cada vez mais disponível e acessível para todos, com a revolução industrial houve um aumento exponencial na distribuição da informação. Através do processo de manufatura, que tornou o processo de produção mais automatizado, tornando assim os produtos finais mais baratos e acessíveis à maioria da população. Mesmo com baixa renda foi o estopim para o processo inicial de criação da nossa cultura atual, baseada na criação e consumo de produtos.

A segunda revolução na forma como divulgamos a informação, ocorreu com o surgimento dos meios de comunicação analógicos, Rádio (AM e FM) e TV. Porém como a informação publicada e o conhecimento reforçado à absorção eram controlados pelos canais de rádio e TV, que geralmente mostram o que é de seu interesse, como os programas de auditório, e os noticiários sensacionalistas. Visando sempre uma maior audiência, para obter um maior lucro com as comerciais e as propagandas.

Terceira e talvez a mais importante revolução, foi a criação da internet, uma rede de comunicação global e “descentralizada” que permite ao usuário escolher sobre o que quer aprender e consumir. Porém, com o avanço da velocidade, e o acumulo de conhecimento na internet, fica cada vez mais difícil de se absorver tanta informação, o que acaba levando o jovem a não saber diferenciar as informações que observa. Um termo interessante para exemplificar isso é; “leitura de internet”, onde o leitor, em sua maioria jovens, leem o título de uma notícia ou as primeiras linhas de um texto sobre determinado assunto, e acaba por achar que o domina completamente.

A disponibilidade da informação e a busca por conhecimento atualmente, é maior do nunca na história da humanidade. Contudo, o jovem muitas vezes não sabe lidar e nem como discerni, como e onde buscar o conhecimento. O que acaba deixando-o sem profundidade nos assuntos, transformando-o em conhecedor de tudo, porém sem saber de nada.