Os três tipos de céu

Parece que a maior parte das pessoas não possui clara noção do que seja o “Céu” no conceito religioso, ou seja, o lugar ou situação das almas bem-aventuradas que ficam em contato direto com Deus.

Sabe-se que Khrushev, o ditador comunista russo, declarou que havia mandado seus astronautas ao espaço para procurarem Deus e não o haviam encontrado. Por mais ridícula que seja tal declaração, ela realmente ocorreu. Mas Khrushev era ateu; o pior é que mesmo entre os católicos e outros cristãos o conceito é desvirtuado. Ocorre aquele mal de que nos advertiu o grande Papa Bento XVI: a “ignorância religiosa”.

A palavra “céu” admite pelo menos três significados básicos. Existe o céu astronômico, ou seja o universo físico super-imenso em que habitamos. O céu das estrelas e galáxias. Existe o céu atmosférico, pois dizemos habitualmente que as aves voam no céu, as nuvens flutuam no céu.

Mas e o céu da bem-aventurança, que podemos chamar o Céu com maiúscula? Aí trata-se de outra dimensão, diferente da nossa; é o mundo espiritual, misterioso para nós, onde almas humanas bem-aventuradas e anjos convivem com Deus. É a chamada Visão Beatífica, a fruição de Deus, a felicidade eterna, que alguns seres racionais rejeitaram...

Sabemos que nós, nesta vida carnal, não podemos ver a Deus e nem suportaríamos a visão do esplendor divino. Que sentidos nos permitirão o contato direto com a Divindade no céu teológico, não sabemos. Mas, pela Fé, é o que esperamos.

Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2017.