Todos são chamados à santidade

TODOS SÃO CHAMADOS À SANTIDADE
Miguel Carqueija

Quando se trata de seguir os preceitos do Cristianismo (como na parte da moral de costumes) algumas pessoas alegam que “isso é para os santos” (subentende-se, como eu não sou santo... não vou mudar de vida).
No entanto é preciso lembrar que Deus não faz discriminação de pessoas, todas elas, absolutamente todas as pessoas, são chamadas à santidade. Para isso Deus nos criou e enviou seu Verbo Eterno oferecendo a remissão dos pecados: para que todos sejamos santos. Como diz o Padre Jonas Habib, “ou santos ou nada”.
Alguém pode perguntar: santos? Até os piores criminosos?
Na biografia de Santa Maria Goretti, menina de 11 anos paupérrima, do norte da Itália, que morreu recusando-se a entregar sua virgindade, vemos que seu assassino, Alessandro, após alguns anos na cadeia converteu-se, graças ao perdão e às orações de sua vítima, que inclusive apareceu a ele. Tornou-se afinal um humilde frade, morrendo em idade avançada, uma vida de penitência pelo seu crime horrendo. Mais informações:
https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4683891
Não devemos é claro, exagerar. Lembro de um artigo de um leigo católico que falava com entusiasmo da juventude católica, de “santos que bebem Coca-Cola”. Vamos com calma, isso não me parece bom exemplo. De qualquer forma o chamado à santidade é para TODOS, inclusive você que está lendo e talvez nem creia na existência de santidade. Sim, o chamado é para você também. É fato que muitos jamais responderão, mas existem casos bem expressivos, como Saulo de Tarso, que após perseguir cruelmente os cristãos da Igreja nascente, levando-os mesmo à morte, converteu-se pela graça de Jesus Cristo e se tornou o tão admirável “Apóstolo dos Gentios”, autor de cartas apostólicas que vieram a fazer parte das Escrituras.
Você só tem de acrditar no chamado e pautar sua vida pela Boa Nova, ou seja, o Evangelho.

Rio de Janeiro, 16 de maio de 2018.