REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE VINCULADO A IMPORTÂNCIA DO ATO DE PLANEJAR

O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social. A questão de se vincular e dimensionar a importância do ato de planejar está no fato de o planejamento contribuir para facilitar a prática docente, ou seja, entre professor como do aluno, bem como auxiliar na organização de ideias, pensamentos e informações a ser ministradas em sala de aula. Com o propósito de tornar as aulas mais dinâmicas, interativas, menos monótonas, aumentando as chances de o docente alcançar seus objetivos proposto no referido planejamento. Além proporcionar um espaço de transmissão e trocar mútua de conhecimento e experiências, afinal, espera-se capacita profissionais formadores de opiniões com suas próprias ideias e preceitos e não estagnados repetidores de conhecimentos. Daí a necessidade de se valorizar o ato do planejar, organizar e direcionar e avaliar as atividades que compõem o processo ensino aprendizagem.

No entanto, a rapidez com que as informações e dados estão facialmente disponíveis na internet, faz com que a geração de discente atual esteja cada vez mais conectada e interação continuas com tecnologias. Então é nesse ponto que o ato do planejar se faz importantes nas práticas docentes deve levar em conta as formas de ministra aulas mais interativas em recursos áudios-visuais, com mais participativas que despertem o senso critico dos discentes, bem como, avaliar e refletir das dificuldades de assimilação dos conteúdos ministrados, além de considera a própria opinião dos discentes quanto à eficácia das metodologias de ensinos aplicadas e modo que são avaliados refletem o que assimilaram, aprenderam e por fim, capazes de colocar em prática na vida profissional e pessoal. Portanto, que as práticas docentes não veem nos planos de aulas apenas uma roteiro organizado, planejado e rigorosamente imutável, mas que possa se visto como um campo aberta a mudanças convenientes que auxiliem na melhor explanação dos conteúdos específicos propostos, e assim, abertos para desperta o senso críticos e indagadores dos discentes. Afim, de se desenvolve e transformar e proporcionar condições para que os alunos assimilem conhecimento, mas aprimorem suas habilidades e competências nos âmbitos profissional e pessoal.

Karoline Castro da Silva (Karol Castro)
Enviado por Karoline Castro da Silva (Karol Castro) em 29/03/2018
Reeditado em 29/03/2018
Código do texto: T6293628
Classificação de conteúdo: seguro