2018 - Violência urbana - artigo de opinião - CORREÇÃO J B PEREIRA
A violência urbana tornou-se um problema social constante em todo o país. A falta de planejamento e o tráfico ilicito [ilícito] de entorpecente fizeram eclodir guerras nas cidades brasileiras.
As causas da violência no Brasil são complexas e envolvem questões socio-economicas, demográfica, cultural e politica. [socioeconômicas, demográficas, culturais e políticas.] A pobreza e a desigualdade social são comumentes [comumente] apontadas como fatores que estimulam a violência e a criminalidade; de fato jovens que vivem em comunidades carente [carentes] são aliciados por traficantes e vêem [veem] no crime uma opção de vida. O governo brasileiro, além de falhar em fatores [setores] como educação, saúde e emprego, falha também na repressão ao crime organizado; nao esquecendo da má remuneração dos policiais militar e civil onde ,a maior parte desses são conhecidos pela corrupção. [organizado, possivelmente uma consequência da corrupção em que se envolvem muitos policiais civis e militares, diante da má remuneração que recebem.]
Segundo o mapa da violência de 2012, elaborado pelo instituto sangari [Instituto Sangari] , o número de assassinatos no país aumentou de 13.910 em 1980 para 49.932 em 2010. Esse aumento significante equipara o Brasil aos países em conflitos de guerra.
Em virtude dos fatos abordados, conclui-se que a falta de planejamento econômico em decorrência da má atuação do governo é fator principal que contribui para o alto índice de violência no país ; portanto [país. Portanto,] é imprescindível que as autoridades competentes se conscientizem e invistam em qualidade de vida para os cidadãos, combatendo assim a desigualdade social.
Comentário geral
Análise com boa fundamentação, apesar de alguns trechos mal redigidos terem prejudicado a sequência lógica.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: falta de planejamento do quê?
Expressão vaga no início do texto.
2) Segundo parágrafo:
O trecho final ficou muito confuso, com erro no conectivo (onde), sem ligação lógica com os dados anteriores (sobre crime organizado) e incoerente na exposição dos dados sobre esses policiais (por que remunerá-los bem se eles são corruptos?).
Ver sugestão feita no texto.
Competências avaliadas
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Total 6,0
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório Nota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - Bom Nota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular
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