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2018 - DICAS ESPECÍFICAS E GERAIS DE PRODUÇÃO DE TEXTO. J B PEREIRA

O Concurso 2018

Apresentação

Você quer fazer parte dessa história?

o concurso

Durante 80 anos, por meio da Política Pública dos Programas do Livro, livros de diversos autores têm chegado aos estudantes. Neste ano de comemoração, é importante que nossa sociedade possa pensar a relação entre o estudante e o livro e, ainda, qual o papel do livro no desenvolvimento da nossa nação.

Com o Concurso Literário Faça Parte Dessa História, além de comemorar os 80 anos de história dos Programas do Livro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação oferece a possibilidade de fazer com que estudantes sejam autores de livros.

http://www.fnde.gov.br/concursoliterario/concurso.html
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NOTICIAS GERAIS:
Redação do Enem: 53 candidatos tiraram nota mil em 2017

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2018/01/redacao-do-enem-53-candidatos-tiraram-nota-mil-em-2017-10121914.html
 18/01/2018- 13h23min   -  Atualizada em 18/01/2018- 13h23min

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Além de escrever redação para mim,você pode pedir alguns sites para corrigir também:

Faça suas redações e me envie
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Enem, Estudo
Guia do Estudante lança curso online de Redação
Além de videoaulas, curso inclui material de apoio do Guia do Estudante e correção de textos seguindo os critérios do Enem
Por da redação

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/guia-do-estudante-lanca-curso-de-redacao/

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ORIENTAÇÕES DO CADERNO DE PROVA - LEIA ANTES DE FAZER A PROVA

ASSINE A FOLHA DE RESPOSTA DEFINITIVA - ISSO É MUITO IMPORTANTE - TEM MUITOS QUE ESQUECEM DE ASSINAR A FOLHA DE RESPOSTA...

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O FIM DA PROVA - TENHA UM TEMPO PARA O GABARITO -

FAÇA O GABARITO COM MARCAÇÃO DE LÁPIS - DE POIS PASSE A CANETA PRETA.
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NÃO ESQUEÇA OS Documentos e materiais necessários para realizar o Simulado:

- DOCUMENTO DE INSCRIÇÃO
- Cédula de Identidade Original

- Caneta esferográfica azul ou preta
- Lápis preto e borracha

LEIA MAIS:

ÁGUA
BARRA DE CEREAIS
FRUTAS
DESLIGAR O CELULAR - OU TIRAR O CHIPE - SEM PERDER O MESMO PORQUE É PEQUENO...

Esperamos por você!

VEJA O ROTEIRO, DATA E CHEGUE MEIA HORA ANTES
VEJA O TRÂNSITO, SE VAI CHOVER E O MELHOR CAMINHO...
PEÇA AJUDA AOS PAIS E AMIGOS

VOCÊ FAZ A DIFERENÇA - SEJA SEGURO
PREPARE-SE
CONFIE EM VOCÊ
CONFIE EM DEUS
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ
HÁ MUITOS COMO VOCÊ SE ESFORÇANDO...
RESPIRE FUNDO
NA PROVA - RESPIRE, ORE, CONFIE...
ALEGRE-SE POR QUE TEM ESSA OPORTUNIDADE E CONDIÇÕES...

SE PRECISAR TOMAR ALGUM REMÉDIO
- CONSULTE SEU MÉDICO ANTES - CONTRA ANSIEDADE ....
Cada caso é um caso. Não tome remédio sem conselho de seu médico... pode ser prejudicial à sua saúde.
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Dica de Redação 01 Texto Motivador Para ser um bom escritor é necessário ser leitor COMPETENTE!

"Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. (...) Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e seguiram a Jesus." Evangelho do dia - Mt (4, 18-22)

Nº 2711  |  30/11/2017
 Evangelho de 5ª feira (30-11-2017) - Santo André Apóstolo - Rm 10, 9-18; Sl 18; Mt 4, 18-22
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1º Leia com atenção antes de responder a proposta;
2º Leia com atenção os textos para perceber o tema;
3º Veja o que os textos têm em comum e de diferente;
4º veja o vocabulário.
5º Conforme a proposta de redação - gênero - comece a esquematizar seu texto, com introdução (tese e argumentos) e desenvolvimento (veja os argumentos melhores e práticos e as relações lógicas e conexão ou articulação entre os parágrafos com palavras de coesão),
6º A conclusão é relevante para o tema: pense e reflita sobre uma intervenção prática e plausível sobre o assunto.

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Algumas orientações para a Redação Dissertativa:

1) Não escreva períodos muito longos nem muito curtos.
2) Não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.
3) Uma redação “brilhante” que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.
4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.
5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa.
6) Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.
7) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com simplicidade.
8) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões.
9) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
10) Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. Adjetivos que não informam são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão. Toda mansão é luxuosa. Tenha coerência textual.
11) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: “subir os degraus da glória”, "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima".
12) Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não leio um livro". O certo é “Faz alguns anos que não leio um livro”.
13) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". O certo é “Há cinco anos...”
14) Nas citações, use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.

Regulamento
Como Participar?
o concurso
Poderão participar do presente concurso estudantes devidamente matriculados em turmas de ensino fundamental e médio das escolas públicas do Brasil, desde que atendam as normas do Edital e de seus anexos.

*Candidatos menores de 18 anos a contar da data de abertura das inscrições, devem apresentar autorização de seu responsável legal.

Poderão ser inscritas obras de literatura nos seguintes gêneros literários: poema; conto, crônica, novela, teatro; romance; memória, diário, biografia, relatos de experiências; história em quadrinhos.

Como me inscrever?
As inscrições serão realizadas unicamente por meio eletrônico, nesta página. O período de inscrição inicia-se em 15 de dezembro de 2017 e encerra-se em 02 de abril de 2018.

Para a homologação da inscrição, as redes de ensino devem realizar o cadastro do coordenador do livro. Clique aqui para fazer a inscrição.

Quais os prêmios?
Para os três finalistas de cada categoria (anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, ensino médio), viagem de visita à bienal do livro de 2018 e acompanhamento à produção e distribuição do livro didático, em São Paulo/SP, e um acervo de livros literários.

Para o terceiro lugar de cada uma das categorias, um tablet.

Para o segundo lugar de cada uma das categorias, um notebook.

Para o primeiro lugar de cada uma das categorias, um notebook e uma viagem internacional para conhecer a maior feira de livros do mundo, a Frankfurter Buchemesse (Feira do Livro de Frankfurt).


Inscrição
Veja como é fácil fazer parte dessa história: preencha os dados solicitados no link a seguir. Todos eles são obrigatórios e muito importantes, então é preciso ter muito cuidado na hora de preencher, certo?
Favor utilizar somente os navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. Mesmo assim pode aparecer mensagem de bloqueio da página. Neste caso, para ter acesso ao formulário de inscrição, você precisa adicionar e confirmar a exceção de segurança que aparecerá na tela.

Antes de anexar o arquivo, certifique-se que não há assinatura, marcas ou identificação da autoria da obra.

Não perca o prazo: de 15 de dezembro de 2017 a 2 de abril de 2018!
Clique aqui e acesse o formulário
http://www.fnde.gov.br/concursoliterario/inscricao.html


http://www.c7s.com.br/niveis-de-ensino/ensino-medio/dicas-de-redacao/49-dica-de-redacao-01
___________________

J B Pereira e http://www.c7s.com.br/niveis-de-ensino/ensino-medio/dicas-de-redacao
Enviado por J B Pereira em 30/11/2017
Reeditado em 30/11/2017
Código do texto: T6186426
Classificação de conteúdo: seguro
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PARA NÃO ZERAR SUA REDAÇÃO

Para ENEM - não precisa de títulos.

PARA AS FEDERAIS E OUTRAS UNIVERSIDADES PARTICULARS - INCLUSIVE FUVEST -UNICAMP - É NECESSÁRIO O TÍTULO DA REDAÇÃO.

Linhas obrigatórias da redação ou artigo de opinião: de 8 a 30 linhas, seguir gênero - artigo de opinião;

Ater-se à proposta temática ou abordagem do tema;

Usar a escrita padrão ou língua urbana culta do português;

ESTRUTURARA DIREITINHO A REDAÇÃO

FAZER A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA CONCLUSÃO: COM 2 AGENTES E DUAS INTITUIÇÕES - ARTICULANDO-OS
ENTRE SI DE FORMA OBJETIVA E LÓGICA CONFORME A SUA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DO TEMA.
____________

Estruturar seu texto:

introdução objetiva (5 linhas ou 6),

desenvolvimento com os argumentos
(pelo menos 2 ou 3 - referência a filosofia,
sociologia ou pensamento crítico
sobre os autores da humanidade,
citar e contextualizar filme
com objetivo argumentativo e crítico -
é a BAGAGEM CULTURAL DO ALUNO
AQUI ENTRA EM CONTA NA BANCA -
NÃO PODE CITAR TEXTOS MOTIVADORES
DA PROVA DO ENEM OU OUTRAS DE VESTIBULARES -
SENÃO PERDE PONTOS)

e - finalmente - a CONCLUSÃO ( MOMENTO DA INTERVENÇÃO OU PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA.)

NA CONCLUSÃO, é fundamental ser objetivo e prático -
apresentar dois agentes de possível mudança
para atingir o resultado ou solução do problema
ou do tema abordado, com mais duas instituições
que possam ser mediações culturais e sociais ou
econômicas para encaminhar a solução dos problemas
 apresentados no DESENVOLVIMENTO Ou perguntas lá lançadas.

Veja o ENEM A PARTIR DE 2018 - COM NOVAS COMISSÕES DO MEC - embora os critérios sejam os mesmos: 5 critérios ou condições
para o ARTIGO DE OPINIÃO - CADA UM VALE 200 PONTOS - TOTAL: 1000 PONTOS.
_________________________________

veja AS MELHORES REDAÇÕES - NOTA 1000 NO SITE DO MEC
 
Enem: Estudante que tirou 1000 duas vezes na redação dá dicas
Raphael, que quer cursar Medicina, passou por treino intensivo de estudos durante três anos
Por Ana Lourençoaccess_time27 out 2017, 15h40 - Publicado em 26 out 2017, 18h0

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/guia-do-estudante-lanca-curso-de-redacao/

https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/estudante-que-tirou-1000-duas-vezes-na-redacao-da-dicas-para-ir-bem-no-enem/
___________________

Rever as provas últimas (pelo menos as 5 últimas) da FUVEST E UNICAMP.

Cada universidade tem sua maneira de cobrar as redações, fique attento.
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Saiba como são as provas de redação da Unesp, Fuvest e Unicamp ...
https://guiadoestudante.abril.com.br/.../saiba-como-sao-as-provas-de-redacao-da-unes...
9 de jan de 2018 - Se você vai prestar as segundas fases de algumas (ou todas) universidades de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp), provavelmente a redação é uma ... específicos: fuga do tema, letra ilegível, texto com menos de sete linhas ou identificação da autoria da redação em qualquer ponto da folha. FUVEST.

OU
 
Os seis últimos temas das provas da Unesp

2017 – A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?
2016 – Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de sensibilização?
2015 – O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil
2014 – Corrupção no Congresso Nacional: reflexo da sociedade brasileira?
2013 – Escrever: o trabalho e a inspiração
2012 – A bajulação: virtude ou defeito?

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FUVEST

A segunda fase da Fuvest vai acontecer entre os dias 7 e 9 de janeiro. A redação, especificamente, será aplicada no primeiro dia, junto à prova de português e inglês, valendo 50 pontos dentre os 100 totais do dia. A Fuvest cobra o mesmo tipo de texto da Unesp: o dissertativo.

Veja os critérios de correção:

Tipo de texto e abordagem: A banca examina se o texto atendeu aos padrões de uma dissertação e se está adequado ao tema. Assim como na Unesp, também é avaliado se o texto soube articular o tema à coletânea, e se foi capaz de selecionar os pontos importantes de cada trecho. Também é analisada a abordagem do tema e o potencial crítico dos argumentos.
Estrutura: Avalia a coerência do texto, os parágrafos, os elementos de coesão. A organização dos argumentos e sua disposição no texto também são analisados.
Expressividade: Corrige os aspectos gramaticais, como ortografia, pontuação e demais erros. Além disso, a competência do candidato em defender o ponto de vista e a clareza de suas ideias.
De acordo com a professora Andrea, a Fuvest valoriza muito o texto bem articulado e o candidato que saiba ir além da coletânea. “O bom texto para a Fuvest é aquele que articula bem os argumentos, que apresenta informatividade, que consegue transcender a proposta e a coletânea e que consegue mostrar princípio de autoria”, diz.

Mas o que significa isso? Simples: o candidato deve mostrar que sabe fundamentar sua tese com seu repertório pessoal de informações, ou seja, que consegue sair do senso comum e do que é apresentado nos textos da coletânea, apresentando um conhecimento construído ao longo da vida e em tudo o que absorveu de seus estudos.

Se você estiver com dúvidas de como fazer um bom texto seguindo esses parâmetros, a pesquisadora e assessora pedagógica da editora Saraiva, Carolina Assis Dias Vianna recomenda que você dê liberdade ao seu pensamento.

“Na hora da prova, reflita: com base nos textos da coletânea e em outros que você já leu sobre o assunto, o que você de fato pensa? Não tente adivinhar o que os corretores querem que você escreva”, diz.

Nesse sentido, não tenha medo de defender suas ideias. “Assumir um ponto de vista não significa necessariamente ter de dizer que é bom ou ruim, certo ou errado. Pelo contrário, uma opinião madura considera que nunca uma situação terá uma avaliação única”, ressalta Carolina.

Em relação aos temas, a Fuvest é conhecida por pedir temas com um teor mais filosófico e reflexivo. “Isso leva ao erro de pensar que temas filosóficos e subjetivos estão em oposição a temas de atualidades. Mas esse pensamento é equivocado, porque são temas que devem ser trabalhados em relação à sociedade atual”, explica a professora Andrea.

No entanto, o tema da redação do vestibular 2014 foi diferente em relação ao que costuma ser pedido: envelhecimento da população, considerado muito mais “concreto” do que o normal para a Fuvest. A questão, agora, é saber se essa tendência vai se repetir neste ano, inaugurando um novo tipo de redação na prova, ou se a banca voltará aos temas abstratos dos anos anteriores.

Os seis últimos temas das provas da Fuvest

2017 – O homem saiu de sua menoridade?
2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação
das classes sociais e a democracia
2014 – Envelhecimento da população
2013 – Consumismo
2012 – Participação política: indispensável ou superada?
 

Atenção: A Fuvest costuma exigir que as redações tenham título, o que não é cobrado no Enem, por exemplo. Mas fique atento, porque essa exigência normalmente vem destacada na proposta – se não estiver lá, o título é opcional.

Estude para os vestibulares quando e onde quiser com nosso GE PLAY.

 Confira aqui!
UNICAMP

A redação da Unicamp funciona de um jeito diferente. No vestibular 2018, ela será aplicada no primeiro dia da segunda fase, que vai acontecer entre os dias 14 e 16 de janeiro. Neste caso, a prova de redação consiste em dois textos de gêneros completamente distintos, que não são divulgados antes.

Cada texto vale 24 pontos, totalizando 48.

Veja os critérios de correção:

Tipo de texto e interlocução: Avalia se o texto corresponde ao gênero pedido, e se os interlocutores (ou seja, a quem você se dirige durante
 o desenvolvimento do texto) estão sendo considerados.
Propósito: Verifica se a tarefa solicitada na proposta é cumprida e se o tema e as instruções de elaboração do texto são levados em conta.
Leitura: O candidato deve saber estabelecer um contato entre o texto
e a coletânea fornecida na prova, através da qual a banca avaliará a leitura e a interpretação de texto do candidato.
Articulação escrita: Os dois textos devem apresentar uma escrita fluida, coerente, e bem fundamentada. O candidato também deve mostrar que sabe adequar a linguagem a cada um dos gêneros solicitados.
Para a Unicamp, deve-se desconsiderar quase tudo em relação às provas dos vestibulares que exigem tipo dissertativo, porque a correção passa a levar em conta elementos específicos que compõem cada gênero pedido. Por causa dessa grande variedade de gêneros textuais possíveis, é comum que o estudante fique com medo de não saber desenvolver o texto que for pedido.

“Se o candidato for um bom leitor, ele consegue fazer a prova da Unicamp sem maiores problemas. Saber escrever ou não um texto
é fruto de um repertório, não é necessário tentar estudar todos
os gêneros possíveis, porque na hora da prova o tipo de texto vai estar muito claro para o estudante”, explica a professora Andrea.

Portanto, a preparação para a Unicamp não é muito diferente do que
 é feito para as outras provas: muita leitura e treino são o suficiente para construir o seu repertório e capacitá-lo para qualquer texto que venha a ser exigido.

Assim como nos gêneros, os temas também podem ser os mais diversos, mas sempre mantendo uma tendência de atualidade.
Veja os temas das cinco últimas provas:

Os seis últimos temas das provas da Unicamp
2017 – Uma carta argumentativa sobre a imigração no Brasil;
artigo sobre uma campanha publicitária
2016 – Resenha de uma fábula de La Fontaine; artigo de divulgação
de um texto científico sobre indução de emoções
2015 – Carta para convocar pais de alunos a um debate
sobre violência nas escolas; síntese sobre recursos tecnológicos
 para humanizar atendimento na área da saúde
2014 – Relatório sobre oficina cultural em uma escola;
 Carta aberta de uma associação, dirigida a autoridades,
sobre problemas no trânsito
2013 – Resumo de um texto sobre pessimismo; carta a redatores
de um jornal sobre alcoolismo
2012 – Comentário de internet sobre a profissão de cientista;
manifesto de estudantes de uma escola sobre monitoramento online; verbete explicando o conceito de computação em nuvem
Na Unicamp, as redações são anuladas apenas quando ocorre
fuga do tema ou fuga do tipo de texto exigido.

Dicas

Independentemente do vestibular que você for prestar e do texto que for fazer, há algumas regras básicas que devem ser consideradas em todas as redações. Veja:

– Tome cuidado com radicalismos. A banca quer que a defesa
do ponto de vista ocorra com argumentos e posições claras, racionais
 e, principalmente, respeitosas. Por isso, evite usar qualquer expressão extremista, mesmo que sejam termos como “nunca”, “sempre”, “jamais”.

– Evite usar clichês, provérbios e citações sem critério. Você pode acabar errando o autor da expressão (o que pega muito mal), ou até mesmo usá-la fora de contexto, o que pode direcionar a sua redação para um lado que você não quer.

– Rebuscar demais as palavras também não é uma boa ideia.
 Seu texto pode ficar sem fluência e clareza, dificultando a compreensão do corretor. Lembre-se:linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada.

– O uso da linguagem oral também deve ser bem pensado. Expressões coloquiais e gírias não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua.

– Erros de gramática: deslizes graves e recorrentes de regras do português podem descontar muitos pontos da sua redação.
Se houver dúvida na hora de usar algum termo, procure trocá-lo
 por outra palavra mais segura, para não arriscar.

Veja também

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Fuvest 2018: Tudo que você precisa saber sobre a prova
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Unicamp 2018: Tudo que você precisa saber sobre a prova
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Unesp 2018: Tudo que você precisa saber sobre a prova
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Confira o formato de texto exigido por cada uma das universidades e o que você deve esperar dos exames
Por Ana Lourençoaccess_time9 jan 2018, 12h22 - Publicado em 27 nov 2017, 16h3

TUDO SOBRE EM: SITE ABAIXO -

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SAIBA MAIS:

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/saiba-como-sao-as-provas-de-redacao-da-unesp-fuvest-e-unicamp/

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Confira os critérios de avaliação da prova:

Abordagem da proposta e do tema: A banca avalia como você leu a proposta e como ela será articulada, no texto, em relação à coletânea de textos. Analisa, também, o seu ponto de vista e a reflexão feita por você ao longo do texto.
Desenvolvimento: Avalia como você construiu sua argumentação ao longo da introdução, do desenvolvimento e na conclusão, e se está de acordo com o tipo dissertativo-argumentativo.
Domínio da escrita: No último ponto, os corretores analisam se você utilizou a norma culta da língua, além dos elementos de coesão.

 https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/saiba-como-sao-as-provas-de-redacao-da-unesp-fuvest-e-unicamp/

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Uso de Dessarte, outros cuidados na redação da conclusão de um artigo de opinião.
Evite usar algo, coisa. Por serem abstrações ou generalizações perigosas. Procure sinônimos. O amor é uma coisa que sentimos. (equivocado). O amor é uma das atitudes fundamentais que tomamos na vida. (melhor posição)
Pensei algo de você. (é mais para narrativa.) Pensei esta ideia de que ela me diria assim. (perífrase) Pensei na ideia que me disse ela.

As palavras mais usadas na língua portuguesa

https://duvidas.dicio.com.br/as-palavras-mais-usadas-na-lingua-portuguesa/
_________________

Destarte ou dessarte

As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimos. A palavra destarte significa desta forma, deste modo, desta maneira e a palavra dessarte significa dessa forma, desse modo, dessa maneira. Transmitem uma noção de resumo, conclusão, recapitulação
 e são utilizados em registros eruditos ou formais, como nos documentos jurídicos.
As duas palavras são advérbios formados a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra:
 
Destarte: desta+arte

Dessarte: dessa+arte

A utilização destas duas formas segue as regras de utilização das palavras este e esse. Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso e dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso. São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.
No âmbito sintático, atuam como conjunções coordenativas conclusivas, ligando duas orações numa relação semântica de conclusão ou consequência.

Exemplos: A empresa passou por uma grande instabilidade financeira. Destarte, se forem necessárias novas reuniões para discutir
este assunto, todos deverão comparecer nas datas marcadas.
O caso foi bem apresentado pelos advogados. Destarte, temos
confiança que teremos uma sentença positiva.
Houve uma má organização desse processo jurídico e tivemos falhas
 em tribunal. Dessarte, foram novamente lidas e analisadas todas
as evidências.
A escassez de recursos está se tornando preocupante. Dessarte,
serão necessárias novas campanhas de angariação de bens.
Palavras relacionadas: destarte, dessarte.

___________________

Redação >
Como fazer uma boa conclusão
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A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.
 
A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.

Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.

Melhores maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

01) Retomada da tese:

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.

02) Perspectiva:

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que …

03) Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva – logo, portanto, por isso, por conseguinte, então – apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

Exemplos de frases para o início da conclusão:

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados …
Por isso tudo …

Levando-se em consideração esses aspectos …
Dessa forma …

Em vista dos argumentos apresentados …
Dado o exposto …

Tendo em vista os aspectos observados …
Levando-se em conta o que foi observado …
Em virtude do que foi mencionado …

Por todos esses aspectos …
Pela observação dos aspectos analisados …

Portanto … / logo … / então …

Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão
com as seguintes frases:

… é-se levado a acreditar que …
… entende-se que …
… conclui-se que …
… percebe-se que …
… resta aos homens …
… é imprescindível que todos se conscientizem de que …
… é preciso que …
… é necessário que …
… faz-se necessário que …
Pronomes Demonstrativos na Dissertação:
Usos de este, esta, isto, esse, essa, isso na redação.

01) Este, esta, isto:

Usa-se este, esta, isto, para referir-se a frase ou oração posterior,
ou seja, frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito.

Ex. Atenção a estas palavras:
 O fumo é prejudicial à saúde. Esta deve ser preservada sempre, portanto não fume.

02) Esse, essa, isso:

Usa-se esse, essa, isso, para referir-se a frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita. Ex.: O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente.

Veja também:

Como fazer uma boa introdução
Como fazer uma boa redação
Estrutura de uma Redação
Desenvolvimento de uma redação

http://www.coladaweb.com/redacao/conclusao-em-uma-redacao
https://duvidas.dicio.com.br/destarte-ou-dessarte/
Enviado por J B Pereira em 17/07/2017
Código do texto: T6057456
Classificação de conteúdo: seguro

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Proposta de redação analisada por Carmen GUERREIRO (2016?)

Antes, aqui, faço comentário sucinto de um de seus artigos,
que aparece em Revista Lingua portuguesa. ano 8, nº 90 - 2013.
 
Carmen (2003)parte da metáfora sobre a linha de produção do texto como título inclusive de seu artigo.

Deste saliento alguns pontos axiais:

1.Pesquisar como momento de reflexão sobre os gêneros e a temática.
2. A estrutura em que a elaboração do texto tem suas formatação pré-estabelecida para ajudar o leitor-escritor. Construir um texto é como planejar e construir uma casa em certo lote, cuja estrutura é esboçada em projeto e executada por pedreiros na planta de modo objetivo. Há duas fortes bases para tal: o organização temática e e a estrutural. Palavras e frases são tijolos e massas da obra ou redação. É a linguística estrutural a engenharia textual ou macroestrutural.
3. Rascunhar como esquema provisório em que há o cuidado de rever ao longo do texto e adequá-lo ao gênero solicitado nas provas e concursos.
4 Revisão possibilita amadurecer ideias, mudar argumentos, rever a estruturação dos parágrafos, São releituras do tema com coerência e coesão. O tempo e caminho do texto pode ser breve ou não. Depende da habilidade e competência leitora e escritora de cada um, a complexidade do tema, o domínio do gênero e a revisão com eficiência.
5.  PUBLICAÇÃO. Fim da etapa para chegar ao público-alvo. Cada contexto exige processos de confiabilidade e contratos. A editora tem seus trâmites e revisões, formatação e publicização.
O autor rever finalmente sua obra, deixa-a em descanso até publicar. Não mexe mais. E texto diz por si mesmo. O autor pensará em outro texto.

PROPOSTA DE REDAÇÃO​

veja textos que aparecem em Redação UnB: http://www.galois.com.br/images/arquivos/pre-vest/materiais/redacao/unb/Redacao01-UnB.pdf

Análise da proposta está em: http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Diante da inquestionável necessidade de domínio da argumentação na vida em sociedade – seja nas redes sociais ou em outras situações de interlocução –, construa um texto dissertativo-argumentativo que apresente seu ponto de vista sobre o papel da argumentação nas redes sociais, em tempos em que a exposição intensa na web é uma constante.

Sustente seu posicionamento com argumentos relevantes e convincentes, articulados de forma coesa e coerente. Dê um título ao texto.

Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.

Nota zero será atribuída se o texto construído apresentar menos de sete linhas (linhas copiadas dos textos da prova serão desconsideradas); fugir ao tema ou apresentar parte do texto em desacordo com o tema proposto; não estiver de acordo com o texto dissertativo-argumentativo; apresentar impropérios, desenhos ou quaisquer outras formas propositais de anulação.

__________

http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Carmen Guerreiro, paulistana, faz aniversário em 13 de agosto.
É bacharel em comunicação social, jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, concluído em 2007. Fez vários outros cursos em complementação acadêmica, entre eles, em 2012 o de Design Thinking e Artes Aplicadas pela instituição; e The Startup Pitch, Empreendedorismo, em 2013, ambos pelo NovoEd, Educação on-line com sede em San Francisco, Califórnia. Também concluiu os cursos: Inovação e comunicação, Comunicação, em 2013, e Estudos da Mídia,
e Análise de Cidades, Arquitetura e Urbanismo, em 2014, pela Escola São Paulo.

No Museu da Imagem e do Som, MIS/SP, fez dois cursos em 2014: Fotografia digital, Cinema, Vídeo e Fotografia, e, Edição de vídeo, Cinema, Vídeo e Fotografia

_________________

Referência:

GUERREIRO, Carmen. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa.
O valor do idioma. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: < http://revistalingua.uol.com.br/textos/72/o-valor-do-idioma-249210-1.asp>. Acesso em: 17 out. 2012.
 
J B Pereira e https://www.coladaweb.com/portugues/o-valor-do-idioma-portugues
Enviado por J B Pereira em 21/12/2017
Reeditado em 21/12/2017
Código do texto: T6205131
Classificação de conteúdo: seguro

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Proposta de redação analisada por Carmen GUERREIRO (2016?)

Antes, aqui, faço comentário sucinto de um de seus artigos, que aparece em Revista Lingua portuguesa. ano 8, nº 90 - 2013.
 
Carmen (2003)parte da metáfora sobre a linha de produção do texto como título inclusive de seu artigo.
Deste saliento alguns pontos axiais:

1.Pesquisar como momento de reflexão sobre os gêneros e a temática.

2. A estrutura em que a elaboração do texto tem suas formatação pré-estabelecida para ajudar o leitor-escritor. Construir um texto é como planejar e construir uma casa em certo lote, cuja estrutura é esboçada em projeto e executada por pedreiros na planta de modo objetivo. Há duas fortes bases para tal: o organização temática e e a estrutural. Palavras e frases são tijolos e massas da obra ou redação. É a linguística estrutural a engenharia textual ou macroestrutural.

3. Rascunhar como esquema provisório em que há o cuidado de rever ao longo do texto e adequá-lo ao gênero solicitado nas provas e concursos.

4 Revisão possibilita amadurecer ideias, mudar argumentos, rever a estruturação dos parágrafos, São releituras do tema com coerência e coesão. O tempo e caminho do texto pode ser breve ou não. Depende da habilidade e competência leitora e escritora de cada um, a complexidade do tema, o domínio do gênero e a revisão com eficiência.

5.  PUBLICAÇÃO. Fim da etapa para chegar ao público-alvo. Cada contexto exige processos de confiabilidade e contratos. A editora tem seus trâmites e revisões, formatação e publicização.
O autor rever finalmente sua obra, deixa-a em descanso até publicar. Não mexe mais. E texto diz por si mesmo. O autor pensará em outro texto.

PROPOSTA DE REDAÇÃO&#8203;

veja textos que aparecem em Redação UnB: http://www.galois.com.br/images/arquivos/pre-vest/materiais/redacao/unb/Redacao01-UnB.pdf

Análise da proposta está em: http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Diante da inquestionável necessidade de domínio da argumentação na vida em sociedade – seja nas redes sociais ou em outras situações de interlocução –, construa um texto dissertativo-argumentativo que apresente seu ponto de vista sobre o papel da argumentação
nas redes sociais, em tempos em que a exposição intensa na web é uma constante.

Sustente seu posicionamento com argumentos relevantes e convincentes, articulados de forma coesa e coerente.

Dê um título ao texto.

Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado.

O rascunho não será considerado.

Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.

Nota zero será atribuída se o texto construído apresentar menos de sete linhas (linhas copiadas dos textos da prova serão desconsideradas);

fugir ao tema ou apresentar parte do texto em desacordo com o tema proposto; não estiver de acordo com o texto dissertativo-argumentativo;

apresentar impropérios, desenhos ou quaisquer outras formas propositais de anulação.

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http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Carmen Guerreiro, paulistana, faz aniversário em 13 de agosto.

É bacharel em comunicação social, jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, concluído em 2007. Fez vários outros cursos em complementação acadêmica, entre eles, em 2012 o de Design Thinking e Artes Aplicadas pela instituição; e The Startup Pitch, Empreendedorismo, em 2013, ambos pelo NovoEd, Educação on-line com sede em San Francisco, Califórnia. Também concluiu os cursos: Inovação e comunicação, Comunicação, em 2013, e Estudos da Mídia, e Análise de Cidades, Arquitetura e Urbanismo, em 2014, pela Escola São Paulo.

No Museu da Imagem e do Som, MIS/SP, fez dois cursos em 2014: Fotografia digital, Cinema, Vídeo e Fotografia, e, Edição de vídeo, Cinema, Vídeo e Fotografia

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Referência:

GUERREIRO, Carmen. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa.
O valor do idioma. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: < http://revistalingua.uol.com.br/textos/72/o-valor-do-idioma-249210-1.asp>. Acesso em: 17 out. 2012.
 
J B Pereira e https:
//www.coladaweb.com/portugues/o-valor-do-idioma-portugues

Enviado por J B Pereira em 21/12/2017
Reeditado em 21/12/2017
Código do texto: T6205131
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Agradecido,

Fique com Deus. Jesus te ama e eu também.

Peça a Mãe de Jesus, atenderá então Jesus a você.

Tenha fé na vida, em você  e em Deus.

o prof. João Bosco
 
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Enviado por J B Pereira em 26/02/2018
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Sobre o autor
J B Pereira
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