‘Já sofri e continuo sofrendo com racismo’, destaca Abel Neto
Em campanha contra o racismo da Uber em parceria com a ONG Plan International Brasil, Jornalista esportivo da Globo alerta sobre o racismo e faz relatos pessoais
Do Terra
Date: 13/02/2018
- Em um país em que mais de 50% da população se declara negra ou parda, o que me incomoda muito é entrar em um hospital e não ver um médico negro. Isso também ocorre nas grandes empresas, na televisão, em um agência de publicidade ou em um escritório de advocacia. Eu não vejo essa representação e gostaria que isso um dia acabasse, que o negro em uma posição de destaque fosse uma exceção ― afirma Abel
_________________
O professor americano que diz que só brancos podem ser racistas – e dá aulas sob escolta policial
Date: 15/02/2018in: Artigos e Reflexões, Questão Racial
348320010110
Ted Thornhill não é um professor universitário qualquer. Ele tem sido escoltado por seguranças armados em suas aulas deste semestre em uma universidade perto de Miami.
“O racismo dos negros, dos latinos e dos asiáticos não existe”, diz ele à BBC Mundo. “Somente os brancos podem ser racistas.”
Segundo ele, qualquer pessoa pode ter preconceitos raciais, mas o racismo é diferente do preconceito. “Só os brancos podem ser racistas, porque somente eles construíram um sistema que os permite gozar de vantagens na sociedade”, afirma o professor.
Ele argumenta estudar o racismo sob uma “perspectiva estrutural” dos detentores de “poder e privilégio” ao longo da história americana.
O sociólogo, no entanto, afirma que seu curso não tem a ver diretamente com o atual presidente. “O racismo existe nos EUA desde muito antes de Trump e continuará existindo até muito depois de seu mandato.”
Em um comunicado público, o professor também alegou que seu curso não é “antibrancos”, apenas “anti-racismo branco”.
“Claramente, nem todos os brancos são racistas; alguns são inclusive anti-racistas. No entanto, todas as pessoas ‘racializadas’ como brancas desfrutam, em alguma medida, de benefícios materiais e psicológicos por serem brancas”, ele escreveu.
“A essa altura da minha carreira estou acostumado com o racismo dos brancos. Sei da autoridade moral e acadêmica que tenho nessa discussão”, afirma.
Por Luis Fajardo Do BBC
https://www.geledes.org.br/o-professor-americano-que-diz-que-so-brancos-podem-ser-racistas-e-da-aulas-sob-escolta-policial/