Hora do Enem | Dicas para Redação do Enem - Ep. 225

Neste artigo refletimos sobre as contribuições de alguns conceitos linguísticos inerentes à aquisição da linguagem verbal e como estes podem contribuir para a alfabetização, auxiliando na desconstrução de preconceitos linguísticos e valorizando os saberes de sua língua materna que o aluno possui.

Referências

AÇÃO EDUCATIVA; INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. Indicador de Alfabetismo Funcional –INAF. São Paulo: 2016 [documento eletrônico].

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

______; GAGNÉ, Gilles; STUBBS, Michael. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002.

BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. In: TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

BRASIL. MEC. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Língua portuguesa: Ensino da primeira à quarta série. Brasília, 1997.

BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. Ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil – matriz de referência. Brasília, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o bá- bé- bi- bó- bu. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2009 (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

______. Alfabetização e Linguística. 11ª ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Pensamento e ação na sala de aula).

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. Reflexões sobre alfabetização. 26ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Alfabetização em processo. 20ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução á Linguística. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GROSSI, Esther Pillar. Didática da alfabetização. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

HOCKETT, Charles. A course in Modern Linguistics. In: LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. Porto Alegre, L&PM, 1985.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna C. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Contexto, 2001.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. In: TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

______. Alfabetização e letramento. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.

http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/a-relevancia-dos-saberes-linguisticos-dos-alunos-para-a-aquisicao-da-lingua-escrita

________________

Por que redação?

O que é dissertar?

Com dissertar?

_________

Dialogar com as declarações, informações, opiniões, referências logo no início do texto (cine, arte, filosofia...). Transversalidade temática inclui o domínio temático e visão de mundo.

________________

Ler - é preciso ler... Sem conteúdo, não há redação e argumentação, trocar ideias...

Ler os textos de apoio. Seja original. Calma. A redação seja planejada, com esquema, com pequenos tópicos (2 argumentos e a intervenção na conclusão). Nada de rascunho tão grande. O tempo é grande.

Colocar-se no locar da vítima.

Sem radicalismos, busque o equilíbrio nas abordagens e argumentação ...

Manter-se atualizado com leituras e telejornal (os argumentos da redação seja o silogismo: parte teórica e outra factual ou prática.).

https://www.youtube.com/watch?v=tH-ae4z9UkU

______________

A média obtida pelos candidatos na Redação aumentou: de 541,9 em 2016, passou para 558 em 2017. Também cresceu a quantidade de candidatos que tiraram zero na prova. Em 2016, 292 mil estudantes (4,84% do total) receberam a nota mínima; em 2017, foram 309 mil (6,54%).

O principal motivo que levou à nota zero nas redação, que pediu aos candidatos que escrevessem sobre "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", foi fuga ao tema: 5% do total de provas (cerca de 236 mil) foi zerado por esse problema. O percentual é bem maior que no ano anterior, quando o tema foi intolerância religiosa e 0,78% dos candidatos fugiram ao tema.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2018/01/redacao-do-enem-53-candidatos-tiraram-nota-mil-em-2017-10121914.html

____________________

Do cineminha na véspera à hora da redação, "gênios" do Enem dão dicas para a reta final8 Leonardo Martins Do UOL, em São Paulo 01/11/201704... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/11/01/genios-do-enem-dao-dicas-que-como-mandar-bem-na-prova-veja.htm?cmpid=copiaecola

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/11/01/genios-do-enem-dao-dicas-que-como-mandar-bem-na-prova-veja.htm

_______________

Como escrever uma redação nota 1000 no Enem. Veja dicas

Alcançar a pontuação máxima na prova parece missão quase impossível, mas com as dicas a seguir suas chances aumentam bastante. Fique atento!

_________________

Redação do Enem: 53 candidatos tiraram nota mil em 2017

18/01/2018- 13h23min - Atualizada em 18/01/2018- 13h23min Sugerir correção

_________________

https://www.youtube.com/watch?v=tH-ae4z9UkU
Enviado por J B Pereira em 22/01/2018
Reeditado em 30/01/2018
Código do texto: T6233121
Classificação de conteúdo: seguro