Papa latino-americano?

PAPA LATINO-AMERICANO?

Miguel Carqueija

A propósito da atual viagem do grande Papa Francisco ao Chile e ao Peru a mídia volta a se referir a ele como “o primeiro papa latini-americano”.

Pessoalmente acho isso muito inadequado. Seria mais correto dizer que Francisco é o primeiro papa argentino, o primeiro papa sul-americano e, enfim, o primeiro papa americano, pois tudo isso está certo.

Afinal, a América Latina não existe. É um vago conceito socio-político, cheio de furos. Baseia-se mais na América hispânica, havendo apenas o Brasil de colonização portuguesa (pois nós não nos dividimos) e algumas terras menores de colonização francesa. Abrangeria a América do México para o sul, pegando portanto parte da América do Norte, mais a América Central com as Antilhas (também não vejo porque chamá-las de Caribe, como agora é moda) e a América do Sul até Argentina e Chile.

Acontece que nesse vasto território existem países de colonização não-latina, como as Guianas Inglesa e Holandesa, Jamaica, Belice (ex-Honduras Britânica), Bahamas, Falkland, as diversas Antilhas Holandesas etc.

Vê-se portanto que o mapa da América Latina é arbitrário. Vejam bem, a divisão geográfica do Novo Mundo é América do Sul, América Central e América do Norte. A América Latina não é um continente. São coisas óbvias, mas a maioria das pessoas descuida de fazer relações óbvias.

Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2018.