ENEM: novas regras para a prova de redação

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma avaliação realizada no Brasil, a qual é destinada aos estudantes do ensino médio que têm como finalidade ingressar no ensino superior. Esse exame acontece uma vez por ano, sendo realizado em dois dias cujas provas são dividas por área de conhecimento. Ao realizar-se uma pesquisa com o público, o ministro de educação resolveu acarretar algumas mudanças no exame deste ano, sendo umas delas a realização da redação no primeiro dia de prova, mudança esta que era visada pela maioria dos estudantes pesquisados.

Além de agora terem-se o teste divido por área, ou seja, humanas e exatas, a mudança da prova de redação para o primeiro dia pode trazer benefícios para maioria dos alunos, visto que, o cansaço físico no segundo dia pode ser bem maior, pois além de já ter realizado um dia de prova, as questões de exatas são as mais temidas por muitos educandos.

Segundo Renata, estudante de escola pública do terceiro ano do ensino médio, a mudança na prova de redação foi sempre um sonho, pois em edições anteriores do exame, ela afirma que sentiu muitas dificuldades para desenvolver seu texto dissertativo, pois além do cansaço físico do primeiro dia de avaliação, o tempo para realização dos cálculos matemáticos dificultava no desenvolvimento de suas argumentações. Com essas mudanças, a estudante relata que se sente mais entusiasmada para realização do exame e está confiante para conseguir sua vaga no Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe.

Todo projeto precisa ser analisado, a fim de que se perceba se está fluindo, por isso com o ENEM não é diferente, sendo assim, essas mudanças são importantes a fim de que se consiga um melhor desenvolvimento no exame. Caso perceba-se que essas mudanças ainda não são suficientes, é preciso ser criadas novas estratégias para que assim os estudantes brasileiros além de prestarem um exame de qualidade, consiga alcançar uma vaga em seu curso almejado e sinta-se ainda mais entusiasmado em realizar a prova. Então como essas alterações acontecerão este ano, caso se perceba que não foi benéfico para os examinandos, é preciso que já sejam criadas novas modificações para o exame de 2018.

Willamis Santana
Enviado por Willamis Santana em 08/01/2018
Código do texto: T6220576
Classificação de conteúdo: seguro