Proposta de redação analisada por Carmen GUERREIRO (2016?)

Antes, aqui, faço comentário sucinto de um de seus artigos, que aparece em Revista Lingua portuguesa. ano 8, nº 90 - 2013.

Carmen (2003)parte da metáfora sobre a linha de produção do texto como título inclusive de seu artigo.

Deste saliento alguns pontos axiais:

1.Pesquisar como momento de reflexão sobre os gêneros e a temática.

2. A estrutura em que a elaboração do texto tem suas formatação pré-estabelecida para ajudar o leitor-escritor. Construir um texto é como planejar e construir uma casa em certo lote, cuja estrutura é esboçada em projeto e executada por pedreiros na planta de modo objetivo. Há duas fortes bases para tal: o organização temática e e a estrutural. Palavras e frases são tijolos e massas da obra ou redação. É a linguística estrutural a engenharia textual ou macroestrutural.

3. Rascunhar como esquema provisório em que há o cuidado de rever ao longo do texto e adequá-lo ao gênero solicitado nas provas e concursos.

4 Revisão possibilita amadurecer ideias, mudar argumentos, rever a estruturação dos parágrafos, São releituras do tema com coerência e coesão. O tempo e caminho do texto pode ser breve ou não. Depende da habilidade e competência leitora e escritora de cada um, a complexidade do tema, o domínio do gênero e a revisão com eficiência.

5. PUBLICAÇÃO. Fim da etapa para chegar ao público-alvo. Cada contexto exige processos de confiabilidade e contratos. A editora tem seus trâmites e revisões, formatação e publicização.

O autor rever finalmente sua obra, deixa-a em descanso até publicar. Não mexe mais. E texto diz por si mesmo. O autor pensará em outro texto.

PROPOSTA DE REDAÇÃO​

veja textos que aparecem em Redação UnB: http://www.galois.com.br/images/arquivos/pre-vest/materiais/redacao/unb/Redacao01-UnB.pdf

Análise da proposta está em: http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Diante da inquestionável necessidade de domínio da argumentação na vida em sociedade – seja nas redes sociais ou em outras situações de interlocução –, construa um texto dissertativo-argumentativo que apresente seu ponto de vista sobre o papel da argumentação nas redes sociais, em tempos em que a exposição intensa na web é uma constante.

Sustente seu posicionamento com argumentos relevantes e convincentes, articulados de forma coesa e coerente. Dê um título ao texto.

Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.

Nota zero será atribuída se o texto construído apresentar menos de sete linhas (linhas copiadas dos textos da prova serão desconsideradas); fugir ao tema ou apresentar parte do texto em desacordo com o tema proposto; não estiver de acordo com o texto dissertativo-argumentativo; apresentar impropérios, desenhos ou quaisquer outras formas propositais de anulação.

__________

http://angloresolve.plurall.net/press/question/1376318

Carmen Guerreiro, paulistana, faz aniversário em 13 de agosto. É bacharel em comunicação social, jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, concluído em 2007. Fez vários outros cursos em complementação acadêmica, entre eles, em 2012 o de Design Thinking e Artes Aplicadas pela instituição; e The Startup Pitch, Empreendedorismo, em 2013, ambos pelo NovoEd, Educação on-line com sede em San Francisco, Califórnia. Também concluiu os cursos: Inovação e comunicação, Comunicação, em 2013, e Estudos da Mídia, e Análise de Cidades, Arquitetura e Urbanismo, em 2014, pela Escola São Paulo.

No Museu da Imagem e do Som, MIS/SP, fez dois cursos em 2014: Fotografia digital, Cinema, Vídeo e Fotografia, e, Edição de vídeo, Cinema, Vídeo e Fotografia

_________________

Referência:

GUERREIRO, Carmen. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. O valor do idioma. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: < http://revistalingua.uol.com.br/textos/72/o-valor-do-idioma-249210-1.asp>. Acesso em: 17 out. 2012.

J B Pereira e https://www.coladaweb.com/portugues/o-valor-do-idioma-portugues
Enviado por J B Pereira em 21/12/2017
Reeditado em 21/12/2017
Código do texto: T6205131
Classificação de conteúdo: seguro