Diferença salarial no Brasil

3. O Brasil é o país com a maior diferença salarial entre pessoas com diploma universitário e as com grau de instrução inferior, a diferença salarial existente entre pessoas com ensino superior e as demais é o que faz com que muitos jovens e adultos freqüente uma faculdade e a demanda têm aumentado. Essa diferença também é observada no sexismo onde as mulheres recebem menos que os homens, mas essa situação tem sido amenizada já podemos observar uma melhora de acordo com o passar dos anos. Se antes as mulheres recebiam 40% do rendimento dos homens, duas décadas depois elas passaram a ganhar 62% do que eles recebem.

A renda média do sexo masculino, atualmente é de R$ 1.508,00, contra R$ 938 das mulheres. Ainda, no mercado de trabalho, elas são mais numerosas (65%) somente na faixa de renda mais baixa, de até 1,5 salário mínimo. Em todas as outras, elas ocupam menos espaço. Na faixa superior de renda, acima de 10 salários mínimos, há cerca de dois homens para cada mulher.

E toda essa diferença diminuiu a dignidade e auto estima da mulher, que percebe que mesmo se dedicando bastante, acaba sendo inferior aos homens o que dificulta sua independência, e acaba tendo que ter uma dependência do dinheiro do marido ou pai para sobreviver.