A sociedade e o consumo exagerado

A sociedade do século XXI está doente. Já existe um termo sendo utilizado nos meios da saúde mental para pessoas que tem necessidade de consumo exagerado, são diagnosticadas com Oneomania. Quando a falta de dinheiro traz infelicidade para uma pessoa e a impossibilita de adquirir bens, a vida deste ser se torna uma tragédia.

A necessidade de compra não surge somente em sair para passear no um shopping, o marketing com suas propagandas que impulsionam a compra de bens e serviços, alimentam ainda mais essa necessidade de compra ao mesmo tempo em que cruza a idéia que você só será feliz se tiver o que deseja.

Quantas vezes já adquirimos coisas que às vezes não precisamos somente para nos sentir bem e duas horas mais tarde o vazio ainda continua lá, sem ser preenchido e o pior, sua carteira ainda estará em déficit.

A doença pode estar associada a transtornos do humor e de ansiedade, dependência de substâncias psicoativas (álcool, tóxicos ou medicamentos), transtornos alimentares (bulimia, anorexia) e de controles de impulsos. É necessário que o doente procure ajuda o mais rápido possível, pois conseqüências desastrosas podem acontecer na vida financeira desse indivíduo.