Um problema nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de se compartilhar informações e trocar ideias, mas temos observado um problema recorrente: discursos de ódio e intolerância motivados por preconceitos quanto posições políticas, religião, orientação sexual e outros. Se a Internet pode servir para aproximar pessoas, por outro lado ela também é um terreno fértil para pessoas intolerantes e radicais se sentirem livres para xingar, discriminar e até fazer ameaças de agressão e morte contra determinados indivíduos ou grupos.

Sempre esperamos que a globalização e o crescente acesso das pessoas aos meios de comunicação virtual, por permitirem que pessoas de culturas diferentes entrassem em contato, proporcionassem o diálogo, compreensão e respeito, princípios sobre os quais se deve basear uma sociedade democrática, porém temos visto que o mundo virtual, lamentavelmente, acabou contribuindo para que gente com mentalidade preconceituosa se sinta à vontade para atacar quem é diferente ou simplesmente tem pontos de vista diversos dos seus. Muitos, aliás, fazem nas mídias e redes sociais o que nunca fariam pessoalmente, pois é como se estivessem numa realidade alternativa, onde as leis são outras. Isto lhes dá uma sensação de onipotência e impunidade.

Não podemos permitir que essas pessoas façam isso, visto que tais atitudes, além de grosseiras, também são criminosas. Discurso de ódio não é manifestação livre de opinião, é desrespeito à dignidade do ser humano, podendo também influenciar negativamente mentes despreparadas e influenciáveis, motivando-as a tomar atitudes de perseguição contra outrem. Felizmente, redes como o Facebook nos permitem bloquear e denunciar quem agride outros com palavras ofensivas e ameaças. Além disso, tem havido por parte dos juristas uma maior atenção quanto à importância de se combater o problema. No entanto, ainda há muito que ser feito para que todos entendam que a Internet não é terra sem lei onde cada um pode se achar livre para dizer qualquer coisa de forma irresponsável e agressiva.