Menos intolerância, mais pluralidade

A intolerância é um assunto que cerca nosso cotidiano na atualidade. Seja de qualquer tipo – racial (cor/etnia), religiosa, opção sexual (homofobia), social (renda/status social) e política –, fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Há intolerância no mundo todo. Contudo, o Brasil merece destaque nesse contexto; pois é um país plural, com diversas crenças, tradições e costumes – tendo uma extensa diversidade cultural. Por esse motivo, muitos grupos não respeitam outros: julgando, desaprovando e reprimindo o modo de viver – de ser, pensar e agir – de outrem.

No cenário político, o Brasil está dividido em dois – de um lado, verde-amarelo; do outro, vermelho. Na esfera social, há uma relação de inferioridade entre grupos sociais. E, com relação à opção sexual, muitas pessoas vêm sofrendo constantes agressões físicas e morais.

No caso da intolerância racial, está vinculada à submissão do negro ao branco desde o período do Brasil Colônia e perdura até os dias de hoje. Esta intolerância aflige a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país à medida que os vitimados são humilhados e excluídos frequentemente. A intolerância gera violência que, consequentemente, gera morte; acabando com muitas famílias, sonhos, corações...

Além disso, as religiões Candomblé e Umbanda – trazidas pelos africanos escravizados ao Brasil – também são motivo de intolerância; pois seus praticantes são tratados, ultrajantemente, como "macumbeiros" pelos que impõem sua religião como única e exclusiva. Tal fato impede a liberdade de expressão (livre arbítrio) prevista em lei. O uso das leis (Constituição), que colocam todos iguais perante a sociedade, não está sendo cumprido.

Para combater a intolerância, a comunidade deve passar valores de igualdade entre todos – respeitando as características e escolhas de cada indivíduo, sem haver discriminação. Ademais, os intolerantes devem ser punidos com leis mais severas.

Esse paradigma de imposição e desrespeito deve ser substituído pela pluralidade. Mahatma Gandhi afirma: "A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira." Portanto, todo tipo de preconceito deve ser combatido para o surgimento de uma sociedade mais igualitária e livre; pois o Brasil faz parte de um todo e esse todo abrange nossas raízes, nossa pluralidade.

3° Colocado Estadual (Santa Catarina):

Concurso Jovem Senador - 2017.

Antonio Carlos Valentini
Enviado por Antonio Carlos Valentini em 09/12/2017
Reeditado em 24/03/2018
Código do texto: T6194692
Classificação de conteúdo: seguro