"Dica de Redação 01 Texto Motivador Para ser um bom escritor é necessário ser um bom leitor!"

"Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. (...) Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e seguiram a Jesus." Evangelho do dia - Mt (4, 18-22)

Nº 2711 | 30/11/2017

Evangelho de 5ª feira (30-11-2017) - Santo André Apóstolo - Rm 10, 9-18; Sl 18; Mt 4, 18-22

__________________________________________

1º Leia com atenção antes de responder a proposta;

2º Leia com atenção os textos para perceber o tema;

3º Veja o que os textos têm em comum e de diferente;

4º veja o vocabulário.

5º Conforme a proposta de redação - gênero - comece a esquematizar seu texto, com introdução (tese e argumentos) e desenvolvimento (veja os argumentos melhores e práticos e as relações lógicas e conexão ou articulação entre os parágrafos com palavras de coesão),

6º A conclusão é relevante para o tema: pense e reflita sobre uma intervenção prática e plausível sobre o assunto.

_______________

Algumas orientações para a Redação Dissertativa:

1) Não escreva períodos muito longos nem muito curtos.

2) Não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação “brilhante” que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa.

6) Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

7) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças. Escreva com simplicidade.

8) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões.

9) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.

10) Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. Adjetivos que não informam são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão. Toda mansão é luxuosa. Tenha coerência textual.

11) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: “subir os degraus da glória”, "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima".

12) Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não leio um livro". O certo é “Faz alguns anos que não leio um livro”.

13) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". O certo é “Há cinco anos...”

14) Nas citações, use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.

http://www.c7s.com.br/niveis-de-ensino/ensino-medio/dicas-de-redacao/49-dica-de-redacao-01

___________________

J B Pereira e http://www.c7s.com.br/niveis-de-ensino/ensino-medio/dicas-de-redacao
Enviado por J B Pereira em 30/11/2017
Reeditado em 30/11/2017
Código do texto: T6186426
Classificação de conteúdo: seguro