tema ENEM OUT. 2017 "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Questão 91: ENEM 05/112017 para 2018

vestibular Provas e Correções... - Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/provas-e-correcoes/2017/enem-2017-confira-o-gabarito-e-a-correcao-online/index.htm?prova=azul&correcao=1#azul-1-91&cmpid=copiaecola

https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/tema-da-redacao-do-enem-2017-fala-sobre-a-educacao-de-surdos-no-brasil.ghtml

https://www.enem2017.com/provas-enem-2017-dias-05-e-12-de-novembro.html

__________________________________________________

Por uma educação melhor na formação multicultural dos surdos no Brasil

J B Pereira - 05/11/2017

Embora tenhamos avançado em educação para surdos, há ainda demandas e desafios quanto à formação deles para que se sintam capazes de uma cidadania autônoma. A educação relativa às deficiências de qualquer natureza sempre se constituiu desafio à inclusão na formação social, pedagógica e de ações coletivas. Como e quando se dão os desafios à sua formação?

Primeiro, aceitar-se é talvez o melhor e o mais difícil para a pessoa e sua família. Trata-se de enfrentar a pressão psicossocial para se integrar como pessoa a partir de leituras de mundo, participação de pessoas que têm a mesma necessidade especial. Não é negativo ser diferente. É uma trajetória de construir pontos entre o sujeito em formação e seu porvir. Muitas vezes, entremeado por dificuldades de toda natureza, seja financeira, seja emocional. E, dentre elas, destacam-se o arrojar estereótipos culturais e a mentalidade individualista e protecionista sobre o surdo e suas coletividades. Situações em que barreiras acontecem, e outras vêm de um pretencioso cuidado em que não os deixa viver, por si mesmos, uma experiência de sucesso diante das dificuldades.

De alguma forma, os níveis de surdez terão diversos caminhos de superação e acesso à educação inclusiva para desenvolver competências e habilidades do surdo como cidadão e construtor de sua identidade na sociedade brasileira.

Socializar-se, de modo constante, na sua formação profissional. Acreditar que os que têm essa necessidade especial podem ingressar em profissões possíveis com amparo de outros agentes ou instituições especializadas, cujas tecnologias para sua autorrealização e inclusão no mercado de trabalho. Caminhos para construir sua vida e realizar sonhos, metas e objetivos segundo seus esforços e parcerias com as entidades fomentadas por políticas públicas.

Cabem aos governos democráticos, a sociedade civil e políticas públicas viabilizarem leis e condições e acesso à formação intelectual e acadêmica dessa minoria para que a educação inclusiva seja eficiente, tenha continuidade de projetos interessantes e locais para ela.

Desse modo, é preciso exigir mais do estado brasileiro que se cumpram e melhores as infraestruturas de acesso e aperfeiçoe metodologia e tecnologicamente a formação dos surdos via instituições de socialização, profissionalização, ampliação profissional para o trabalho. Não basta apenas apropriar-se de conhecimentos para sua formação integral, mas também utilizar-se deles de modo eficiente, decisivo e coletivamente no mundo cada vez mais complexo e marcado por ideologias de negação do diferente. Há de se organizar novos grupos que podem intercambiar experiências exitosas por municípios e estados; vencer obstáculos à formação séria e contextualizada cujos propósitos estão na Constituição cidadã do Brasil e nos direitos históricos de acesso às políticas educativas, aos mercados para trabalhadores surdos, universidades livres ou especiais para surdos-mudos com recursos pedagógicos, linguísticos (uso de LIBRAS e outras linguagens) e mediações tecnológicas compatíveis às suas necessidades, dependendo do grau e complexidade. A formação de equipes inter/transdisciplinares, formadas por surdos e não-surdos pode fazer a diferença histórica de que tanto precisa a face e a fase nova da educação democrática, solidária e inclusiva no Brasil.

________________________

TODOS OS TEMAS

Veja abaixo todos os temas de redação da história do Enem:

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/tema-da-redacao-do-enem-2017-fala-sobre-a-educacao-de-surdos-no-brasil.ghtml

J B Pereira e https://vestibular.uol.com.br/provas-e-correcoes/2017/enem-2017-confira-o-gabarito-e-a-correcao-online/index.htm?prova=azul&correcao=1#azul-1-91
Enviado por J B Pereira em 05/11/2017
Código do texto: T6163512
Classificação de conteúdo: seguro