Status Alcóolico
Sabe-se que no Brasil tem aumentado de forma significante o consumo de drogas lícitas e ilícitas por jovens de todo o país. As influências dos amigos e da internet acabam por causar a banalização desse assunto levando ao agravamento do problema.
Certamente, o círculo de amizades de um adolescente entre os 12 e 17 anos de vida muda drasticamente, marcando a transição da fase "infantil" para a "adulta". O desejo de comprovar que "já deixou de ser aquela criança" em conjunto com a pressão exercida pelos amigos, leva muitos jovens a experimentar bebidas e drogas, aumentando o "status" do mesmo perante aqueles que se relaciona.
A internet tem seu papel "banalizador" do assunto drogas no instante que promove a propaganda de determinadas substâncias aumentando a probabilidade de convencer qualquer adolescente a fazer seu uso de maneira indevida e descontrolada. Seja em "videoclipes" ou em qualquer rede social, o jovem está sempre exposto a influências negativas e sem qualquer tipo de moderação.
Em vista disso, cabe aos governantes ampliar o controle da fiscalização de estabelecimentos que vendem e permitem o uso das substâncias citadas anteriormente por jovens e também em campanhas de conscientização ao público alvo (jovens), seja em escolas ou através de meios de comunicação. E também aos pais para que persistam no diálogo para que conheçam seus filhos e previnam tal uso alertando-os dos riscos que tais hábitos trazem a saúde física e mental de jovens que ainda amadurecem corporalmente.