Cachorro Velho e as decisões da Câmara dos Deputados

Na vida e no nosso cotidiano, assim como nas atividades corporativas, nos deparamos por vezes com situações onde a experiência conta muito.

De forma análoga, na vida política, a experiência e habilidade tem demonstrado que dá melhores resultados que algumas bravatas, cara feia, maltrato, falta de conhecimento, ignorância nata, cultura limitada, etc...

Por certo que seria muito melhor se a aplicação dessas habilidades fossem usadas para melhorar a vida da população que os elege. Mas, nem sempre é assim.

O que vivenciamos nos últimos tempos nessa seara, tem muito a ver com a fábula do cachorro velho que segue abaixo. Um exemplo da aplicação desse conto, embora para manter um governo suspeito, e, por outro lado, não deixar que os malfeitores anteriores fossem aquiescidos nas suas ainda ansiedades de volta ao poder com uma eleição direta antes de 2018, demonstra a grande diferença de trânsito político entre Temer e sua "sócia" anterior, D. Dilma, da qual ele era vice. O custo disso é difícil aquilatar, mas, não é esse o caso.

Dia virá que esse tipo de expediente para angariar apoio não mais existirá. Mas, depende de nós mesmos como eleitores.

Nesse "ring", atualmente é dessa forma que são enfrentados os problemas. Cabe também às demais instituições, por ex. a PGR, o MPF, etc... fundamentarem melhor suas acusações, de forma a que não sirva para alimentar ainda mais a fome pantagruélica dos deputados, em busca de posições, cargos, ajustes de orçamento, etc...

Na decisão da câmara ontem, isso ficou ainda mais claro.

A PGR apenas colocou mais "mercadorias" na "quitanda de Brasília", para que o "Balcão de negócios" continue a funcionar como antes. Aliás, como sempre... Toma lá, dá cá: esse é o jogo sujo político. Temos que ajudar mudar isso!

CACHORRO VELHO

Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velho vira-lata com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.

Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço.

O cachorro velho pensa:

-"Oh, oh! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador.

Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

-Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

-Caramba! Pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...

E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

-Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz:

-"Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!"

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:

-E agora, o que é que eu posso fazer?

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doídas não o levariam longe...), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

-"Cadê o safado daquele macaco? Estou com fome! Eu o mandei buscar outro leopardo para mim!"

Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõe à juventude e intriga. Sabedoria só vem com idade e experiência.

"EM MOMENTOS DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO."

Albert Einstein

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 03/08/2017
Código do texto: T6073246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.