Vettel e Kimi superam Mercedes e largam na primeira fila na Hungria
O Piloto alemão Ferrarista conquista primeira pole para a Ferrari na Hungria desde 2005. Substituto de Massa é 19º
Com um ponto de vantagem para Lewis Hamilton no campeonato de pilotos, Vettel conquistou a importante pole position neste sábado em Budapeste, capital da Hungria. O piloto quebrou o recorde da pista e não teve concorrência à altura, cravando o tempo de 1min16s276.
Foi a primeira pole da Ferrari na Hungria desde Michael Schumacher em 2005 e a 48ª da carreira do tetracampeão.
Em segundo ficou seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, fazendo a primeira fila para a equipe Ferrari. A diferença entre as duas Ferraris foi de 0s168.
A Mercedes teve que se contentar com o terceiro e o quarto lugar, com Valtteri Botas à frente de Lewis Hamilton - que teve problemas no Q3 e fez apenas uma vola rápida. Logo atrás vieram as duas Red Bulls, com Max Verstappen vencendo Daniel RIcciardo.
Felipe Massa, levado ao hospital neste sexta por sentir mal-estar e tonturas, não vai correr o GP da Hungria. O piloto acabou cortando sua participação no treino livre desta manhã por se sentir mal. A Williams colocou no lugar de Massa seu piloto de testes, o escocês Paul di Resta.
Sem participar de uma corrida desde o GP do Brasil de 2013, quando era piloto da Force India, e sem jamais andar em um carro de 2017 fisicamente, o piloto fez um trabalho satisfatório. Di Resta se colocou em 19º lugar, à frente do sueco Marcus Ericsson.
Em sétimo, Hulkenberg perde cinco posições por trocar o câmbio. Ele sairá de 12º, dando às duas McLarens, com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, a quarta fila.
Q1
A sessão se iniciou com as duas Ferraris na frente, com Kimi como o mais veloz com 1min17s382. Vettel subiu para primeiro logo em seguida, com 1min17s244. Hamilton era o terceiro, com as duas Red Bulls atrás.
Max Verstappen subiu para segundo lugar, a 0s022 de Vettel na parte final da sessão.
Paul di Resta melhorou consistentemente seu tempo durante o treino, mas não conseguiu passar para o Q2. No entanto, ele conquistou o 19º tempo.
Foram cortados Magnussen, Stroll, Wehrlein, Di Resta e Ericsson.
Q2
Vettel rapidamente cravou o tempo de 1min16s802, e ficou à frente de Lewis Hamilton – que reclamava de vibração nos pneus e acabou saindo na pista. Verstappen superou Hamilton e foi para segundo.
Em sua última tentativa no Q2, Lewis Hamilton cravou a volta de 1min16s693 e ficou com o melhor tempo.
Foram cortados Palmer, Ocon, Kvyat, Perez e Grosjean.
Q3
Depois de ser superado por Lewis no Q2, Vettel voltou a ser o mais rápido no início do Q3 com 1min16s276. Hamilton errou em sua primeira volta, saiu da pista e abortou sua tentativa. Bottas ficou em segundo com Ricciardo em terceiro.
Vettel melhorou ainda seu tempo e ficou com a pole, logo à frente de Kimi Raikkonen. Hamilton foi o quarto.
A largada para o GP da Hungria acontece às 9h neste domingo.