Uso de Dessarte, outros cuidados na redação da conclusão de um artigo de opinião.

Evite usar algo, coisa. Por serem abstrações ou generalizações perigosas. Procure sinônimos. O amor é uma coisa que sentimos. (equivocado). O amor é uma das atitudes fundamentais que tomamos na vida. (melhor posição)

Pensei algo de você. (é mais para narrativa.) Pensei esta ideia de que ela me diria assim. (perífrase) Pensei na ideia que me disse ela.

As palavras mais usadas na língua portuguesa

https://duvidas.dicio.com.br/as-palavras-mais-usadas-na-lingua-portuguesa/

_________________

Destarte ou dessarte

As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimos. A palavra destarte significa desta forma, deste modo, desta maneira e a palavra dessarte significa dessa forma, desse modo, dessa maneira. Transmitem uma noção de resumo, conclusão, recapitulação e são utilizados em registros eruditos ou formais, como nos documentos jurídicos.

As duas palavras são advérbios formados a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra:

Destarte: desta+arte

Dessarte: dessa+arte

A utilização destas duas formas segue as regras de utilização das palavras este e esse. Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso e dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso. São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

No âmbito sintático, atuam como conjunções coordenativas conclusivas, ligando duas orações numa relação semântica de conclusão ou consequência.

Exemplos: A empresa passou por uma grande instabilidade financeira. Destarte, se forem necessárias novas reuniões para discutir este assunto, todos deverão comparecer nas datas marcadas.

O caso foi bem apresentado pelos advogados. Destarte, temos confiança que teremos uma sentença positiva.

Houve uma má organização desse processo jurídico e tivemos falhas em tribunal. Dessarte, foram novamente lidas e analisadas todas as evidências.

A escassez de recursos está se tornando preocupante. Dessarte, serão necessárias novas campanhas de angariação de bens.

Palavras relacionadas: destarte, dessarte.

___________________

Redação >

Como fazer uma boa conclusão

Facebook Twitter

A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.

A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.

Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.

Melhores maneiras de se fazer o parágrafo da conclusão:

01) Retomada da tese:

A conclusão é a apresentação da visão geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introdução e/ou no desenvolvimento, relembrando a redação como um todo. É uma espécie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos/argumentos/tópicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir que realmente a introdução é verdadeira.

02) Perspectiva:

Pode-se também apresentar possíveis soluções para os problemas expostos no desenvolvimento, buscando prováveis resultados (É preciso. É imprescindível. É necessário.), trabalhando com a conscientização geral. Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que …

03) Oração Coordenada Conclusiva

Pode-se ainda iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva – logo, portanto, por isso, por conseguinte, então – apresentando, posteriormente, soluções para os problemas expostos no desenvolvimento.

Exemplos de frases para o início da conclusão:

Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a conclusão. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:

Em virtude dos fatos mencionados …

Por isso tudo …

Levando-se em consideração esses aspectos …

Dessa forma …

Em vista dos argumentos apresentados …

Dado o exposto …

Tendo em vista os aspectos observados …

Levando-se em conta o que foi observado …

Em virtude do que foi mencionado …

Por todos esses aspectos …

Pela observação dos aspectos analisados …

Portanto … / logo … / então …

Após a frase inicial, pode-se continuar a conclusão com as seguintes frases:

… é-se levado a acreditar que …

… entende-se que …

… conclui-se que …

… percebe-se que …

… resta aos homens …

… é imprescindível que todos se conscientizem de que …

… é preciso que …

… é necessário que …

… faz-se necessário que …

Pronomes Demonstrativos na Dissertação:

Usos de este, esta, isto, esse, essa, isso na redação.

01) Este, esta, isto:

Usa-se este, esta, isto, para referir-se a frase ou oração posterior, ou seja, frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito. Ex. Atenção a estas palavras: O fumo é prejudicial à saúde.

O fumo é prejudicial à saúde. Esta deve ser preservada sempre, portanto não fume.

02) Esse, essa, isso:

Usa-se esse, essa, isso, para referir-se a frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita. Ex.: O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente.

Veja também:

Como fazer uma boa introdução

Como fazer uma boa redação

Estrutura de uma Redação

Desenvolvimento de uma redação

http://www.coladaweb.com/redacao/conclusao-em-uma-redacao

https://duvidas.dicio.com.br/destarte-ou-dessarte/
Enviado por J B Pereira em 17/07/2017
Código do texto: T6057456
Classificação de conteúdo: seguro