GERAÇÃO PERDIDA
GERAÇÃO PERDIDA
“Pergunto coisas ao buriti;
E o que ele responde é a coragem minha.
Buriti quer todo o azul,
E não se aparta de sua água
- Carece de espelho.
Mestre não é quem sempre ensina,
Mas quem de repente aprende...”
João Guimarães Rosa / Grande Sertão: Veredas
“FALTA DE EDUCAÇÃO”, é simplesmente uma expressão para denotar um comportamento cultural (financeiro, religioso, entre outros fatores) que são diferentes do nosso.
O que é um comportamento de falta de educação para a nossa cultura pode ser ato agressivo para outra cultura, ou outro contexto, como exemplos para ilustrar a questão.
- Cordialidade entre meninos, como se beijar e andar de mãos dadas, na Índia é algo aceito socialmente, em nossa sociedade é vista como tendências ao homossexualismo.
- Arrotar após as refeições em público, para os japoneses e para outras culturas, sinal de satisfação com o alimento, para nós ocidentais é falta de educação e higiene.
- Para os esquimós é normal à esposa do chefe da casa se deitar com os visitantes, promiscuidade ou apenas aquecer, tudo dependerá do ângulo avaliado.
O que não podemos confundir é Falta de Educação com Falta de Civilidade, a civilidade em qualquer que seja a Civilização se mantem... Frases básicas como, por favor, obrigado devem ser empregadas rotineiramente.
A geração perdida de hoje espera achar a civilidade na escola onde lá se ensina a educação, coisas que os pais modernos se esqueceram de ensinar...
André Zanarella 29-03-2017
(dissertação da faculdade)