* Momento Itajubense * 18/04/17 Depois de usina elétrica de lixo da Unifei , confirmada outra em Boa Esperança ///
- A Centrais Elétricas de Minas Gerais - Cemig - está participando de uma segunda instalação de uma usina elétrica a partir de lixo, em Boa Esperança (município da região do Lago de Furnas); além do projeto da Universidade Federal de Itajubá - Unifei - no bairro Pessegueiro de Itajubá, divulgado em primeira mão, em março, pelo Momento Itajubense.
Assim como a usina de Itajubá, a de Boa Esperança será instalada junto ao aterro sanitário da cidade aproveitando os resíduos recolhidos no município.
-- Esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. A taxa de poluentes é muito baixa. É uma tecnologia que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos e gerar energia elétrica. O lixo é um combustível para o nosso processo a partir de agora. Esse processo já foi validado em uma primeira fase em uma planta reduzida de um parceiro e agora vamos partir para uma fase de tentar uma escala maior, com volumeres maiores, se aproximando de um modelo real, com toda a dinâmica de coleta e catação de resíduos", diz Nélson Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas - estatal da Cemig.
Professores e alunos da Unifei coordenam
projeto de produção de energia elétrica
a partir de lixo em Itajubá
- A usina elétrica experimental de lixo instalada por professores e alunos da Unifei, no bairro Pessegueiro, de Itajubá, já vem processando seus primeiros detritos e produzindo energia elétrica experimentalmente desde março.
O projeto - coordenado pelo doutor em Engenharia Elétrica, Angelo Rezeck - do Instituto de Sistemas Elétricos de Energia da - UNIFEI ; planeja a geração de energia elétrica também com gás obtido de lixo. Participam da pesquisa a Cemig e a empresa AG Therm.
Prefeituras
O protótipo da usina de lixo de Itajubá e outras cidades da região, como Paraisópolis, poderá depois ser adotada por qualquer outra prefeitura.
A instalação, no bairro Pessegueiro conta com exaustores e geradores produzidos no país pelas indústrias Lippel e Grupo Gerador A Syngas.
...............................................................................................