A Importância da biblioteca para formação de leitores críticos.
O modelo educacional adotado solenemente e historicamente pelo Brasil, é um modelo digital em que o livro é dispensável, e confirma o estereótipo que brasileiro não gosta de ler. Hoje em dia, biblioteca serve para colocar os alunos de castigo, como diz algumas coordenadoras escolares; mas será, que a biblioteca serve somente para isso?
Somente 27% das escolas brasileiras possuem bibliotecas, e destas, as escolas usam o máximo de tempo e recursos para manter alguns computadores que “quebram o galho” de alguns alunos que desejam informação na ponta dos dedos. Os outros 73% de escolas não possuem bibliotecas ou são aquelas que possuem, porém, estão sucateadas.
Com toda essa falta de estrutura, de acesso, as escolas não conseguem cumprir seu papel de propulsora da democratização da cultura leitora no Brasil. O Ministério da Educação (MEC); apontou que de cada 250 alunos, 170 não conseguem ler com facilidade, justamente por não praticarem, por não terem o hábito da leitura.
As bibliotecas despertam leituras reflexivas e indispensáveis, além de estimular outros processos cognitivos, porém, nem todos usufruem desta estrutura primordial que é o livro, ou até mesmo a internet, que se encontra como a maior biblioteca do “mundo”.
Com o tempo passando, a legislação parece cada dia mais longe de chegar a ser cumprida/ o censo escolar mostra cada vez mais dados alarmantes e que desapontam a sociedade.
Nessa óptica, a estrutura escolar precisar rapidamente mudar, e organizar-se para que a biblioteca tornar-se um “arauto de esperança” para o aluno que procura melhorar sua habilidade de ler e escrever, até mesmo de conhecer leituras de mundo.