* Momento Itajubense * 9/3/17 Prefeitura de Itajubá está fora do ar / Usina experimental de lixo da Unifei já está processando detritos / Turbina desenvolvida na Unifei recebe patente mundial //
- O portal da Prefeitura de Itajubá na internet amanheceu nesta quinta-feira, 9 de março de 2017, fora do ar.
A principal notícia do portal até quarta-feira era o encontro de um macaco morto por moradores no bairro Canta Galo. Não foi ainda confirmado se o macaco morreu de febre amarela, mas a prefeitura passou a anunciar que está vacinando a população de casa em casa, no bairro.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
-------------------------------------------------------------------------
Imobiliária Gorgulho - Onde você encontra o seu imóvel -
próxima ao Fórum de Itajubá
---------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Professores e alunos da Unifei dão início a projeto de produção de energia elétrica a partir de lixo
- A usina elétrica experimental de lixo instalada por professores e alunos da Unifei, no bairro Pessegueiro, de Itajubá, começou a processar seus primeiros detritos este mês.
O projeto - coordenado pelo doutor em Engenharia Elétrica, Angelo Rezeck, do Instituto de Sistemas Elétricos de Energia da - UNIFEI ; planeja a geração de energia elétrica com gás obtido de lixo. Participam da pesquisa a Cemig e a empresa AG Therm.
Prefeituras
O protótipo de usina processará lixo de Itajubá e outras cidades da região, como Paraisópolis, podendo depois ser adotada por qualquer outra prefeitura.
A instalação, no bairro Pessegueiro, já conta com exaustores e geradores produzidos no país pelas indústrias Lippel e Grupo Gerador A Syngas.
...............................................................................................
Turbina desenvolvida na Unifei obtem patente internacional
Uma turbina hidrelétrica para quedas d'água abaixo de 5 metros, desenvolvida por pesquisadores do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas - CERPCH - da Unifei, sob coordenação do professor engenheiro Geraldo Lúcio Tiago Filho, obteve este mês patente internacional do International Bureau of WIPO, de Genebra - Suíça, podendo assim ser comercializada mundialmente.
O projeto da turbina foi desenvolvido pelos alunos de doutorado Antônio Botan, Camila Galhardo e Roberto Meira, no CERPCH da Unifei; junto com pesquisadores da Universidade de New Brunswick - Canadá.
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////