Pré-aprovação e pós-aprovação no concurso
Num período em que o Brasil vive uma crise financeira, as pessoas têm buscado os concursos públicos para terem estabilidade econômica. Para tal, elas precisam encarar os livros, ter disciplina e humildade para conseguir a aprovação, mas também achar uma área que lhes agrade para que exerçam a função com afinco e dedicação.
Hoje, há a internet, na qual muitas pessoas têm acesso e podem encontrar material para estudo. Antigamente, tinha-se o problema de encontrar material didático e concursos, pois existiam apenas as bibliotecas e os jornais para fazê-los, e sabe-se que poucas pessoas os consultavam. Com o crescimento da internet, bastantes pessoas podem consultar livros, certames e, até mesmo, cursar uma faculdade sem sair de casa. Com isso, basta o interesse, a dedicação e a perseverança para ser aprovado em um concurso público, já que metade da população está conectada à rede, segundo IBGE.
Atrelado a isso, muitos dos serviços públicos são mal prestados porque aqueles que o fazem só têm o dinheiro como motivação. O candidato, ao escolher uma carreira pública tem de estar interessado em servir a população e saber que, em algum momento, terá de superar obstáculos provocados pela falta de investimento, como: ambientes e recursos de trabalho precários e falta de salário, fatos esses que acontecem em algumas regiões do Brasil onde, por exemplo, os professores são obrigados a usar o chão empoeirado como lousa e caderno, além de não receberem seu pagamento. Dessa forma, nota-se que para exercer bem um cargo, deve-se ter amor à profissão, como esses tutores, que mesmo sem salário, cumprem seu papel.
Desse modo, para que se chegue à aprovação e se tenha bons funcionários públicos, deve-se não apenas estudar, mas também buscar o cargo que o faça doar o melhor de si a outrem. Para isso, é necessário passar horas lendo, resolvendo exercícios de provas anteriores, e refletir consigo, conversar com pessoas que ocupam o cargo que deseja. Portanto, não pense só no dinheiro que ganhará, pois a realização pessoal é maior do que ele, bem como, torna-o um profissional pessoa exemplar.