PCN/PCNEM/RECNEI: como eles refletem no trabalho do professor em sala de aula?
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil o RECNEI é uma declaração escrita triplamente dicotomizada em volumes e buscando instrumentalizar os educadores cotidianamente na práxis educativa com as crianças no âmbito das creches e pré-escolas brasileiras, privilegiando-se a diversidade cultural em todo o território nacional e as características pedagógicas desses profissionais. È dicotomizado em Introdução, Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais os PCN e Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio os PCNEM, constituem-se em excelentes norteadores para desenvolvimento, inclusão e formação da educação básica, desde que, se ofereçam meios para sua execução tanto internamente, quanto externamente (dentro e fora do ambiente da sala de aula). É realmente uma proposta inovadora e que toda a sociedade, de um modo geral, deve estar comprometida criando-se uma cumplicidade em torno deste objetivo, no sentido de termos não só um excelente ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, mas também de todas as outras disciplinas que compõem o currículo escolar, da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Observar-se-á que, PCN, PCNEM e RECNEI, tanto um, como outro tem por finalidade da sua criação, a uniformização nacional no fornecimento de suporte aos professores na elaboração e inserção das atividades de ensino aprendizagem no ambiente da sala de aula, objetivando abarcar as diversividades dos níveis da educação em todo o território brasileiro
Deve-se investir nos educadores, além da sua formação superior, também na sua formação continuada, buscando sempre uma excelência na arte de ensinar e de aprender, provocando os mesmos, para que reflitam sobre a práxis pedagógica e na prática de produzir conhecimentos, de formar cidadãos críticos, reflexivos, investigativos e formadores de opinião.
Nos educandos, dever-se-á fomentar o desempenho do seu papel de cidadão, cumpridor de seus deveres, preocupado e incomodado com as diferenças e injustiças sociais. Ter uma visão crítica de si mesmo e do mundo que o rodeia, para que ele saiba se posicionar e intervir acerca de questões sociais, políticas e culturais, melhorando o meio em que vive.
Utilizando a cidadania como participação social e política, exercitando seus direitos e deveres políticos, civis e sociais, demonstrando repúdio às injustiças, mantendo-se sempre responsável e construtivo nas diferentes situações sociais.
O governo deve melhorar as condições de trabalho nas escolas estaduais, municipais e faculdades públicas. Oferecer mais vagas em todas as escolas, principalmente no Ensino Infantil; remunerar dignamente esses profissionais e pensar também na possibilidade de inclusão de Línguas Estrangeiras, no currículo escolar, a partir da 1ª série do ensino fundamental I.
Também devem ser construídas e ofertadas um maior número de escolas públicas de boa qualidade fixando os alunos em horários integrais nas escolas. Desenvolver a prática de Desportos nessas escolas em todo o Brasil.
Refletem como um marco de início para o trabalho docente, norteador das ações elaboradas no ambiente da sala de aula. Pois sinaliza acerca das diretrizes que serão empregadas, no cotidiano escolar, os principais conteúdos que deverão ser trabalhados, objetivando subsidiar os educadores, para que suas práxis pedagógicas perpassem a excelência na qualidade do ensino aprendizagem.
Os pais, os professores, os alunos, os funcionários das escolas, a comunidade, os gestores escolares e a sociedade de moda geral devem participar das elaborações dos projetos escolares bem como de suas decisões embasadas nos PCN. Todos nós devemos estar atentos a tudo aquilo que sinalize respeito e inclusão social a uma educação decente em nossa comunidade, nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso estado e nosso país. Cobrando atitudes dignas e sérias de nossos governantes. Exigindo uma educação cidadã de qualidade.
CSouza