Negros escravisados

CAPTURA E TRANSPORTE DE ESCRAVOS NEGROS

Conta alguns historiadores que ao chegar na África os traficantes de escravos capturavam parte dos negros e outra parte eram compradas da mão de negros que ao derrotar as tribos inimigas vendiam para os brancos os vencidos, que eram pequenos de baixa classe social mais também a nobreza negra príncipes rainhas princesa sábios e pessoas com outros status. Uma vez sobre o julgo dos brancos traficantes inicialmente eram acorrentados e amontoados nos porões dos navios, em condições deploravam, alguns começavam a morrer de fome de peste e de doenças, quando por algum motivo eram laçados no mar e as vezes vivos acorrentados, a crueldade e a agonia já se manifestava, parece que a sorte e seus deuses lhe tinham abandonado. E os que passavam por esse processo mortal de seleção enfrentariam no Brasil crueldade ainda maior, que os chamados civilizados cometeriam.

Chegando no Brasil eram vendidos principalmente aos senhores de engenhos para trabalhar na lavoura canavieira na produção do açúcar produto de luxo da época. Como escravos negros não tinham direito a nada existiam aqui no novo mundo apenas para trabalhar servir e se submeter aos desejos dos homens e mulheres brancas. Não havia misericórdia e toda a maldade e opressão branca eram fundamentada em ideologia descabida de que os negros não tinham almas e que não eram humanos valiam menos que os animais. Debaixo de tal julgo não levou muito tempo para que esse oprimidos negros percebessem que precisavam de um instrumento de libertação onde a sua matéria prima para construir seria o seu próprio corpo.

Tratados como nada e objetos obrigado a trabalhos forçados onde não lhe davam nem o que comer, onde inúmeras vezes eram mutilados, amontoados nas senzalas foram obrigados pela circunstancias a lutarem e como dizia Marx construíram a sua própria história e as crônicas da capoeira. Pode-se dizer que o instrumento forjado a ferro e fogo do sofrimento da senzala foi o primeiro elemento de libertação de classe do povo brasileiro.