Contribuição afrodescendente

A HISTORIA DA CAPOEIRA CONTADA POR UM CAPOEIRA DESCENDENTE

Muitos já empreenderam esforços para contar a história da capoeira mas, ficaram longe e muito dos fatos. Consideramos que os que antes falaram sobre esse fenômeno não lhe deram a atenção e destaque devido. Pois notou-se facilmente que, assim como, a história dos negros foram ocultadas durante anos igualmente a capoeira, essa obra pretende então ir um pouco ao talvez muito além do que já se contaram sobre a capoeira. Então vamos aos fatos: Primeiro considera-se que a história da capoeira não aconteceu dissociada da história da humanidade, isto é, a expansão marítima, mercantilismo, descoberta e exploração do novo mundo comercio de manufatura e lavoura canavieira, genocídio, trabalho escravo e exploração do homem pelo homem. Esse é o contexto histórico social da capoeira e clara o colonização do Brasil e sua exploração pela metrópole. Logo o que será exposto é de alguém que tem posicionamento na vida e sabe interpretar a história lhe dar uma visão mais coerente com relação aos acontecimentos da capoeira.

O pré histórico da capoeira, não se pode falar de capoeira antes de chamar a existência seus personagens protagonista e coadjuvantes, isto é o elemento opressor: o homem branco europeu e o oprimido o elemento homem negro africano, e ainda se tem que configurar o senário: a partir do ano de 1500 da era cristã, numa terra cujo os invasores colocaram o nome de Brasil, quando este começou a tomar posse da terra através das capitanias hereditária e da implantação da lavoura canavieira e produção de açúcar. Ao branco foram dadas terras para administrar e produzir a monocultura do açúcar, ao negro todo trabalho e opressão até a morte.

É bom se prestar bem atenção no engodo da capoeira para que depois alguém não venha a ter dúvida do que é a capoeira. Diga-se de passagem que quando esta estava sendo forjada não se chamava capoeira nem os que a construíram tinham ideia do que ela se tornariam. Mas, tarde se explicará estas coisas.

Acapoeira começou pequena mais se tornou gigante ao ponto de ter um mundo próprio e vida própria, cuja a extensão rompeu barreiras fronteiras e classes sociais, ela é considerada um dos conteúdos da Educação Física que por sua vez e conteúdo da Educação que por sua vez é conteúdo da história dos afrodescendente e dos brasileiros descendente. Assim a capoeira é a contribuição da etnia negro na Educação Física, uma das mais excelentes contribuições perfeita em tudo.

Como foi dito a pré-história começa no dia 22 de abril de 1500 com as instalações das capitanias hereditária da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, essas são as regiões onde se contam mais história sobre a capoeira, isto é, alguns historiadores em alguns períodos históricos destacam estas metrópoles e regiões. A monocultura da cana de açúcar está plantação em especial foi o motivo comercial para que o negro fosse trazido para o Brasil e feito escravo, eles uma vez aqui e oprimidos começa a saga da capoeira. Consta alguns livros históricos que a produção do açúcar teve o seu desenvolvimento no século XVII.

Há uma citação que em 1624 até os índios eram observados jogando capoeira e desse fato o Mestre Roberto dos Santos de Salvador fez a seguinte poesia e música de capoeira: foi em 1624, quando eu ouvir falar de você, quando ouvir dizer o seu nome, gosto tanto de você, vindo lá da África movimento do passo uru, dizia ele, quem ficar na guarda vai ter de tocar, cavalaria era o toque de avisar, meu mano quem sou eu, sou negro da arte e do corpo, meu mano quem sou eu tenho o dom de avisar. Mas sabe-se que de modo geral as datas históricas não são precisas assim como alguns fatos e o que se quer aqui é contar o Histórico-capoeira da maneira mais honrada e respeitada possível. Então do tráfico de escravos vindos da África nos navios negreiros oriundos principalmente do país Angola vem os futuros criadores da capoeira, instrumento de libertação para inúmeros negros enquanto não vinha a abolição da escravatura.

Assim enquanto há forças construindo e organizando uma futura nação nas instalada senzalas há mentores que irão utilizar sua inteligência para organizar e formar e aplicar uma arte marcial capaz de quebrar as correntes colocada pelos senhores de engenhos.

Reafirma-se que a capoeira é a grande contribuição dos africanos brasileiros para formarem os conteúdos da Educação Física brasileira e essa poderia ser considerada o primeiro método ginástico brasileiro se não fosse os preconceitos e as ideologias que nada entende nem dos brancos nem dos negros, já se demostra nessa obra uma abordagem e uma colocação diferente sobre a capoeira ela transcorre em paralelo com a história da sistematização da Educação Física.