CURITIBA... ME ENCANTA... DEMAIS

Minha tara é a minha sina - por onde anda a minha paixão???

Assim quando vejo algo sobre Curitiba, e aquela imagem linda da cidade que guardo as melhores recordações da mulher mais bela e mais encantadora que conheci em 1987, e assistimos o show de Manolo Othero, no teatro Guaíra, aí bem pertinho do Hotel Mabu e que era o meu alojamento de empresa como gerente do controle da qualidade da empresa que efetuávamos a manutenção corretiva e preventiva dessa empresa envolvida como o Lava Jato e demais prestadores de serviços, com tais problemas atuais de um partido tão corrupto que destruiu não apenas a empresa bem como tornou essa política um antro de ladrões e corruptos e que jamais e viu nesses séculos, que nem a Mafia Italiana não chega aos seus pés, pois aqui além de serem ladrões ainda decidem em comprar a lei e ainda ficam por ai apenas com uma tornozeleira eletrônica sem jamais devolver um tostão de todo dinheiro que roubaram dessas empresas e jamais devolverão, pois esse país a lei é tão cheia de pontos e virgulas em que os advogados conseguem as benesses de somente assumir a culpa na morte do envolvido, antes tentarão todas as disponibilidades da lei e seus desvios tão fáceis que o condenado jamais ira para a cadeia e se for ainda usam de má fé e constroem dentro da cadeia um apartamento bem confortável para residir o tempo que quiser as nossas custas!!!

Assim somos coniventes, pois ainda votamos nos mesmos vide o Fernando Collor de Mello, ai esta de novo como Senador da República Federativa do Brasil depois do Impeachment de 1992 e simplesmente renunciando e mesmo assim sendo julgado e considerado inadimplente por 8 anos e ai esta de volta eleito pelo próprio povo de Alagoas!!!

Com certeza essa que acabou de ser cassada, já estará em breve voltando pois até conseguiram mudar a Constituição em seu beneficio próprio e ai estão com ela livre e solta para se candidatar e se eleger de novo, quando no mínimo deveria ficar 8 anos longe de tudo e de todos!!!

Sou brasileiro, mas acredito que poucos são tão honestos e transparentes como eu que sou filho de vereador do interior de São Paulo, num município em que o vereador não ganhava salário e tinha que trabalhar pelo povo e acredito que o meu pai foi eleito duas vezes e na segunda vez foi o mais votado de todos os vereadores da nossa cidade, um reconhecimento do povo que ele atuou condignamente em prol do povo da minha cidade!!!

Claro que também fiz a minha parte dando nas escolas municipais cursos de madureza e Mobral a noite para que os que não soubessem ler aprendessem e assim que aprenderam que votassem no meu pai, que naturalmente de bom grado de terem aprendido nas escolas dos sítios onde o meu pai conseguiu que cada dono da fazenda construísse a escola e a prefeitura municipal fornecia a professora, e dai a noite eu dava o curso de Mobral aos analfabetos e madureza aos já alfabetizados!!!

Assim todos que aprenderam se tornaram eleitores, pois nessa época eu ajudava o juiz do cartório eleitoral da minha cidade, e com 14 anos eu tinha o titulo, só para assistir os filmes proibidos aos menores de 18 anos, e claro que ninguém jamais desconfiou pois afinal já era bem prolixo e tinha uma cara de pau de nunca fugir os olhos, e me mostrar responsável pelos meus atos, apesar de ser de menor!!!

Busquei assim ajudar o meu pai a se eleger e também a dar a minha contribuição inclusive quando fui trabalhar em Porto Alegre, na cidade próxima de Triunfo na COPESUL e lá alguns dos meus colaboradores mal sabiam escrever o nome, e assim me prontifiquei durante a hora do almoço em que todos em 15 minutos almoçavam e iam dormir e dai a quem quisesse aprender a ler e escrever estaria eu disposto nessa folga de 45 minutos a dar o curso de aprendizagem a todos que quisessem, e assim nos primeiros dias eram apenas 2 a 4 alunos e em menos de 15 dias tínhamos mais de 20 alunos, e nas minhas ausências de viagem a minha secretária ou o meu inspetor de Pintura, dava o prosseguimento nas aulas e assim em oito meses todos sabiam fazer todas as operações aritméticas e ler tudo que estivesse em suas mãos!!!

Foi um presente da minha cozinheira responsável pelo nosso almoço e pelo café ali na cantina da obra, vir me mostrar que agora já sabia ler a Bíblia Sagrada, isso me comoveu demais que consegui uma janelinha lá no céu para mim!!!

Quando devido a doença da minha mãe em São Paulo, pedi a demissão da empresa, todos os funcionários fizeram um abaixo assinado para que a empresa não aceitasse a minha demissão, mas depois da minha explicação de que estaria voltando para dar o maior apoio e estar mais perto da minha mãe, todos os meus colaboradores e alunos me entenderam e me permitiram voltar!!!

Anos depois um dos meus diretores de lá, já atuando em outra empresa já como dono e sócio majoritário ao ver o meu currículo se lembrou desse engenheiro maluco que cedia a sua hora de almoço para ensinar os colaboradores a ler e escrever e saber todas as operações aritméticas, e até me repreendeu dizendo:-

- Engenheiro, você esta formando novos grevistas contra a nossa empresa!!!

- Não doutor, estou ensinando a ler e escrever para que não vão como as Marias vão com as outras, e entram em greves ou movimentos sindicalistas que não levam a lugar algum, só a perder o emprego!!!

- Pensando assim, com certeza... engenheiro... siga em frente e parabéns!!!

Foi assim que ele reconheceu os meus esforços era para o bem de todos e que todos os brasileiros muitas vezes vão nesses movimentos sem nenhuma noção do perigo de estarem apoiando bandidos e vândalos para apenas ganhar uma comissão da empresa, para depois de não conseguirem nada, a empresa dá um cala a boca ao pessoal do Sindicato e todos os bobos voltam a trabalhar e perdem todos os dias parados... e não recebem... pois afinal nada fizeram em beneficio da empresa nesses dias de greve!!!

Com certeza fiz a minha parte da minha obrigação e fui premiado de ser aceito de novo nessa nova empreitada como Gerente de Controle da Qualidade e por mais 4 anos dei o meu sangue de novo em prol da empresa, pois é a minha maneira de atuar e sempre sei que jamais irei a lugar algum sem que os meus comandados não atuem juntos e que possamos fazer o certo na primeira vez!!!!

Sou assim grato a minha vida de trecho por onde andei amei pessoas maravilhosas e com certeza Curitiba ficará na minha memória por toda a minha vida, por ter tido a minha mais linda doutora da lei e que num almoço atribulado num fim de semana quase a derrubei pois estava eu andando na contra mão de direção na fila do restaurante self service e ela estava sozinha, e quando procurei um lugar para sentar somente ela estava sozinha numa mesa para dois e dai disse a ela:-

- Desculpe, Srta. poderia eu sentar em sua mesa???? Pois não existe outra livre em todo o restaurante???

- Se o cavalheiro não me derrubar da mesa... pode sim... fique a vontade!!!

- Obrigado e desculpe pelo esbarrão e quase derrubar a sua bandeja de comida , sem dúvida sou um maluco andando na contra mão de direção em pleno restaurante self-service!!!

- Com certeza, cavalheiro, mas estas desculpado!!!

Foi assim que ficamos eternamente amigos, e juntos vivemos oito meses de uma amizade inesquecível sem compromisso maior, pois ela sabia que eu era bem casado e recententemente pai de uma menina que somente tinha 1 ano e meio!!!

Jamais tivemos um envolvimento sentimental mas com certeza acredito que fomos os melhores amigos em toda a nossa existência e até acredito que se um dia voltarmos a nós encontrar e se ambos estivermos livres com certeza poderemos formar um belo casal!!!!

Assim quando me lembro de Curitiba, me traz excelentes recordações dos melhores restaurantes como o Alpendre onde apreciamos um Bacalhau a Gomes de Sá, divino e delicioso!!!

Bem como no Shopping Estação, onde apreciamos deliciosos quitutes chineses ou pizzas maravilhosas e claro quando um dia voltei com a filha de umas das minhas amigas de Três Barras, curtimos os brinquedos e nunca mais voltei de novo a Curitiba, mas quem sabe um dia voltarei e procurarei a minha doce e fiel confidente e amiga verdadeira e doutora em leis!!!

Como diz Franz Kafka:- " Só se vive uma vez... se o fizeres bem... valeu a pena!!!" com certeza nada é tão verdadeiro como tal frase em nossas vidas em comum, pois amar é consequência!!!

Ivan o terrivel
Enviado por Ivan o terrivel em 07/09/2016
Reeditado em 07/09/2016
Código do texto: T5753318
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.