A AVENTURA DO SABER

Na vida tudo é passageiro menos o motorista e o trocador

Alias tem outra coisa que não é passageiro, uma coisa que ninguém tira

Uma coisa que a gente nasce sem e morre com, esse coisa fantástica que nos leva a lua e a marte. Que nos permite encarar os grandes desafios de abrir uma lata de sardinha ou enfiar a chave certa no buraco da fechadura. Essa coisa que faz a gente dá o sangue para passar para o filho, nunca tem fim. Essa coisa é simplesmente a aventura do saber, saber, saber. Saber falar línguas saber cantar musicas, saber batucar, saber olhar a vida do ponto de vista do horizonte, saber fritar um ovo, saber plantar bananeira, saber dar cambalhotas. Todo dia agente pratica inconscientemente o que já sabe, como por exemplo dirigir um carro. E se irrita profundamente com coisas que ainda não aprendeu, como por exemplo colocar o carro numa vaga apertada.

Quando agente não sabe o nosso experiente raciocínio foi treinado para nos chamar de toupeiras, ou para nos dizer que já não dá mais tempo para aprender, mas o que mudou da época que nós tínhamos a curiosidade uma criança para a fase de que temos a impaciência de um adulto catequisado.

Na verdade nada mudou, ou melhor, mudou nossa esportiva, trocamos aquela disposição, trocamos aquela disposição para levantar do tombo atrás do cachorro, aquela pró atividade de ralar o joelho e se concentrar no chicabom, aquela pressa de conhecer os segredos e os mecanismo das coisas, em fim, trocamos todo aquele interesse incondicional pelo conhecimento da novidade por uma ideia mané e preguiçosa que já sabemos o essencial para pagar nossas contas e por tanto sobreviver, pois é, e agente aprendeu a pagar as contas, agente aprendeu a pagar aquele pequeno incêndio do cotidiano, agente aprendeu a reclamar das contas que paga, agente aprendeu a administrar nossos insucessos, e aprendemos sobretudo a refinar nossas mirabolantes reclamações em torno do desconhecido, e dizemos aprender é um saco, treinar qualquer atividade é penoso. E o conhecimento além da aporrinhação do tempo perdido só nos trás um inútil diploma.

No final das conta toda queixa tem um mesmo endereço e todo mundo reclama da falta de dinheiro, mas, são poucos e raros os que reclamam da falta de conhecimento, mas eu tenho algo a lhes confessar, madona proprietária de uma das maiores fortunas dos Estados Unidos, além de querer os detalhes mais íntimos das notas musicais que canta quer ainda aprender como encantar as crianças escrevendo um livro infantil, Bill Gates dono da Microsoft o maior bilionário do mundo, anda muito curioso para desenvolver um sistema operacional mais inteligente do que o windws xp, e Ronaldinho aquele cara lindo em campo, ainda quer aprender como chamar a atenção das mulheres fora do gramado.

Vou lhes confessar ainda outra coisa a vida não estar ai para ser suportada nem vivida, mas para ser conhecida, e onde há conhecimento possivelmente haverá ousadia e conquistas por que para conquistar é precioso entender antes, isso não é passageiro nem motorista e nem muito menos trocador, CONHECIMENTO NOSSO BRINDE DE MAIOR VALOR.

TEXTO EXTRAÍDO DA PALESTRA COMO AUMENTAR A INTELIGÊNCIA OU DICAS PARA ESTUDAR COM EFICIÊNCIA

Professor: PIERLUIGI PIAZZI

50 anos de magistério já deu aula a mais de 100 mil alunos

O cérebro é um excelente processador porém lento

A tecnologia esta retirando do cérebro algumas capacidade cognitiva, as pessoas estão sendo idiotizadas.

As pessoas não sabem mais se orientar, as pessoas não estão sabendo mais raciocinar.

Para se construir o harvard do cérebro tem que se ligar em rede 15 mil computadores de ultima geração avaliado em um milhão e meio de dólares, no mínimo. 15 mil computadores em apenas 1 litro e meio de liquido. Ganhamos de presente, não veio com manual de instruções?

Ele viaja pelo Brasil falando o que ele viu no mundo.

O sistema educacional brasileiro está uma catástrofe.

O aluno é aquele que assiste a aula passivamente.

O estudante é aquele que estuda, sozinho escreve.

Escrever é importante porque reforça a memoria.

A nova pedagogia quer colocar as crianças do Brasil para digitar cedo, nos Estados Unidos as coisas estão péssimas.

A inteligência é exaltada, existe a escada da inteligência se aprende com estudo.

A importância do sistema educacional, o sistema educacional brasileiro faz descer a escada da inteligência.

O brasil participou do Enem mundial com 40 países e foi o penúltimo colocado

Einstein disse que é uma insanidade fazer tudo igual e esperar resultado diferente.

Três problemas graves na educação. Mal comportamento, o nível de cognição dos alunos começou a cair com o surgimento do televisor, o professor fez o acompanhamento de alunos durante 50 anos de magistério. De 61 a 2001 a audiência da tv aumenta e o desempenho dos alunos caiam, a tv estar imbecilizando as pessoas e a evidencia é assistir o bbb.

A tv fez cair o desempenho dos alunos e a internet fez despencar.

As pessoas viciados em internet. Com estudo comprovado e uma ala no hospital das clinicas em são Paulo para esses dependentes de internet.

O uso compulsivo da internet baixa o coeficiente de inteligente semelhante a maconha.

99% dos brasileiros são imbecil

Ler muito é importante para desenvolver a inteligência.

O mundo tem cada vez mais pessoas e menos emprego as empresas querem pessoas prontas com inteligência desenvolvidas capaz de aplicar o que aprendeu.

Habito de estudar pouco e todo dia.

Aluno abestalhado estuda para prova, somos um país de abestalhados.

Uma vaga para cinco candidatos, uma vaga para vente candidatos e uma vaga para cinquenta candidatos.

A graduação não vale mais nada no mercado porque são milhões com nível de superior.

Inúmeras pessoas tem diploma mais não tem inteligência, algumas pessoas não contratam porque o diplomado universitário não sabe aplicar seus conhecimento ou os conhecimentos que deveriam ter.