O que é sistematizar?

Para se começar a escrever sobre algo se faz necessário optar por um ponto de partida, sendo o pensamento que vem a seguir bem adequado para se adentrar nas questões proposta por esse tratado.

DAOLIO (2007, p. 1)

Depois do predomínio das ciências biológicas nas explicações sobre o corpo, e a atividade física e o esporte por parte da educação física, sendo que, essa tarefa parece ser dividida com os conhecimentos provindos de outras áreas, tais como a antropologia social, a sociologia, a historia, a ciência a politica e outras.

E dentre essas outras área de conhecimento que foram utilizadas para formar o corpo teórico da Educação Física, se tem a administração, mas, a administração chamada científica (Taylor) oriunda dos processos históricos sociais, que teve como acontecimento desencadeador a revolução industrial aliada ao avanço cientifico. Na revolução industrial houve um crescimento rápido e desordenado de empresas, uma multiplicação absurda de produção, onde não cabia mais o empirismo e o improviso, costume das ações artesanais.

Para realizar uma produção dessa magnitude todos os setores das fábricas teriam que ser sistematizados, cada operário teria que ter função bem definida. A sistematização de todos os departamentos, divisão do trabalho braçal do intelectual, e divisão em serie da produção (Ford), e uma vez isso aplicado, deu certo, evitando prejuízo e aumentando o lucro, dai com a obtenção desse sucesso o ato de sistematizar foi transferido para o restante da sociedade, empregada em inúmeros outros seguimentos e áreas de conhecimento e consequentemente para o trato com o corpo, a Educação Física. Então afirmar que a educação física saiu de uma assistematização para uma sistematização graças a apropriação desse conhecimento é aceitável na área, e, demostrar como se deu esse processo de sistematização se tornou quase uma obrigação.

Mas, o que é sistematização? Para responder esse problema traz-se: Fumagalll et al. (2000, p.7) onde se aborda a seguinte indagação (O que é sistematização? Uma pergunta diversas repostas) Explicação essa necessária para um entendimento mínimo da relação: sistematização e Educação Física, pois é preciso clareza, visto que a temática estudada se relaciona com muitas outras de difícil compreensão. E:

Um andarilho que caminha por um bosque sem olhar para trás, sem enxergar o quanto já caminhou e o que ainda lhe resta pela frente. Que não olha para baixo, a fim de escolhermos melhores caminhos e desviar seus pés de possíveis pedras, buracos etc.

Que não contempla a natureza lhe cercando e acompanhando. Que não fixa seu olhar

no firmamento e percebe a sua infinita dimensão. Que não sente seus pés pisando na firmeza da terra. Um andarilho que não sente o cheiro do mato, das flores e plantas; que não escuta o cantar dos pássaros; que, em sua pressa para atingir o fim da caminhada, não se permite um descanso.

Certamente esse andarilho apenas caminhou, perdeu a oportunidade de viver a sua caminhada. Suas pegadas apagar-se-ão no primeiro sopro da natureza. E, se algum dia vaguear sua memória em busca de recordações, terá poucas lembranças. Talvez, desta caminhada, lembre-se apenas de que foi cansativa.

A sistematização, entre tantas definições, é uma postura metodológica que contribui para atribuirmos significado às “caminhadas”. Ela pode nos tornar sujeitos de nossas andanças e projetar os nossos passos para além de nós mesmos.

Na caminhada, ela ajuda a aguçar os sentidos e mostrar que ainda estamos vivos e

que precisamos viver. Enfim, ela pode nos tornar autênticos andarilhos. Com esse caderno, “O que é Sistematização? Uma pergunta. Diversas Respostas” desejamos introduzir e estimular reflexões acerca do que vem a ser a sistematização, sua importância

e seu significado para o nosso fazer político-educativo.

Apesar de a pergunta ser uma, as respostas são diversas, incompletas e não definitivas. Ao utilizarmos esse material, devemos faze-lo sem a pretensão de chegar ao seu final com um conceito claro e acabado sobre o que seja a sistematização. Assumir a complexidade da sistematização e seu caráter inconcluso, assim como continuar refletindo e praticando-a com destemor e sem ingenuidade, já é o suficiente... (p.7)

Com a ilustração acima e a ligeira explicação do que é sistematização, entendendo-o como um ato racional, prossegue-se com o aprofundamento sobre sistematização, para laçar os fundamentos necessários para a compreensão da sistematização e depois o entendimento da sistematização da Educação Física como área de conhecimento no século XX no Brasil. Para este mesmo autor, a sistematização, entre tantas definições é:

“Neste sentido, ao iniciarmos a discussão sobre a sistematização, vimos não mais que estimular reflexões acerca do que vem a ser a sistematização, sua importância e seu significado para o nosso fazer político-educativo. Assim, não pretendemos esgotar um conceito sobre sistematização ou vir aqui a dar conta de sua complexidade”.

E para reforçar o aprendizado se apresentará alguns significados de sistematização bem como algumas palavras ligadas a este ato moderno, de dicionários da nossa língua portuguesa. Então segundo LUFT, (1999, p. 610).

Sistematizar é reduzir a sistema, sistema por sua vez é:

1. Conjunto de elementos inter-relacionados em vista de uma finalidade 2. Estrutura 3. Ordem, método, 4. Corpo doutrinário, 5. Teoria, 6. Forma de governo, 7. Modo, costumes, habito, práxis...

E segundo: XIMENES (2000, p.864) sistema é:

1. Conjunto de elementos que guardam entre si alguma ligação 2. Disposição dos elementos que formam um todo organizado. 3. Método plano. 4. Técnica empregada para um determinado fim. 5. Modo maneira. 6. Forma de governo de organização social. 7. Habito particular, costume. 8. Corpo doutrinário. (taxionomia).

E Grande (1943, p 1885) numa obra mais antiga, em seu dicionário da língua portuguesa:

Sistema é um conjunto de partes coordenado entre si; corpo de doutrina; conjunto de partes similares; forma de governos ou constituição politica ou social de um estado; combinação de partes de modo que concorram para um certo resultado; conjunto de leis ou princípios que regulam certa ordem de fenômenos;

Logo baseado no que foi apresentado tem-se: o sistematizar como o ato de identificar elementos que possui estreita ligação e uma mesma finalidade, estrutura, ordem apresentando um todo harmônico, esse todo pode ser: um corpo, um método, uma teoria, uma doutrina em fim algo distinto, sendo que essas conclusões baseiam-se nos significados trazidos pelo dicionário da língua portuguesa. Mas buscando maior compreensão recorre-se a mais explicações de:

Fumagalll et al. (2000, p.10)

“A sistematização é um conceito que vem sendo cunhado para designar uma forma metodológica de elaboração do conhecimento. Assim, sistematização é mais do que organização de dados, é um conjunto de práticas e conceitos que propiciam a reflexão e a reelaboração do pensamento, a partir do conhecimento da realidade”... (Revista da Escola Centro Oeste).

Agora após analisar o apresentado por (FUMAGALLL et al. 2000) conclui-se que o entendimento sobre a sistematização pode ser apreciado como forma metodológica de construção de conhecimento que propicia a reflexão e a reelaboração desse saber, saber esse, que faz penetrar nas aparência das coisas, aparência e essência essa, que uma vez penetrada pode receber vários significados de acordo com o momento e o contexto; como foi o caso da Educação Física que ora se apresentou com bases biológicas, hora com base nas ciências humanas hora com base na economia e na politica, como se ver em outros texto que falam do assunto.