QUALIFICAÇÃO

Introdução

O presente estudo busca entender inicialmente as ideias pedagógicas que contribuíram para a formação de uma Educação Formal, Sistematizada e Institucionalizada numa perspectiva universal, posteriormente analisar as ideias e concepções pedagógicas que construíram a Educação brasileira, sabendo-se que não é possível nesta obra eliminar todas as duvidas e possíveis questionamento que venham a surgir, mas, contribuir para que a Educação atual com fins de qualificação profissional seja melhorada.

Notou-se que a Educação foi é objeto de cobiça de varias forças numa sociedade e que essas forças não só a disputam como a influenciam e a direcionam segundo seus propósitos como foi denunciado no manifesto dos pioneiros da educação no Brasil. No entanto acredita-se que a Educação possui rosto histórico e personagens que podem reagir a essas forças estranha bem como faze-la cumprir sua função social e com qualidade, seja ela voltada para o mercado de trabalho ou para fomentar e inovar o próprio processo de ensino aprendizagem.

Assim toda demonstração de embate e dialética travada entre a educação e forças da sociedade serão realizadas mediante conhecimento cientifico onde se fara uso de uma epistemologia direcionada para proporcionar qualidade nos saberes aqui construído, para poder responder com precisão o seguinte problema:

O QUE O ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR DEVE FAZER PARA QUE O DISCENTE DE NÍVEL SUPERIOR TENHA UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE QUALIDADE?

Em resposta a esse problema o especialista deve se inteirar das causas que dificultam a qualificação profissional, se apropriar dos instrumentos de intervenções e proporcionar soluções durante suas aulas no ensino superior. Esse estudo se justifica por se entender da necessidade de uma formação profissional de qualidade e que essa qualidade só pode ser adquirida mediante estudo e pesquisa cientifica. Essa obra se justifica também por se perceber que quanto mais se conhecer sobre um assunto melhor é a intervenção do especialista em metodologia do ensino superior e acima de tudo esse tratado se justifica pela função social do universitário que é contribuir com o avanço da ciência através de suas produções cientificas.

Para a efetivação de tamanho trato, fez-se uso dos princípios da pesquisa qualitativa utilizando uso das técnicas da pesquisa bibliográfica, bem como, da analise e seleção dos textos mais adequados, para fundamentação da obra prevista.

No que tange à técnica da pesquisa: A metodologia empregada foi de natureza bibliográfica qualitativa. Sendo uma combinação entre explicativa e descritiva. Tendo como passo inicial a leitura exploratória, seguida de uma leitura seletiva, tentando encontrar material importante para exame, eliminando os possíveis supérfluos.

Após todos esses cuidados passou-se a coleta de dados. Onde se baseou em coletas extremamente relevante, as informações foram organizadas, avaliadas e depois comentadas.

Onde se falou de algumas ideias e concepções pedagogicas encontradas nos textos que apontaram possíveis percalços da educação e sua interferência na qualificação profissional. (LAKATOS; MARCONI, 2002).

Para realizar a análise dos dados levantados na pesquisa bibliográfica, fez-se uso também, da técnica de análise de conteúdo, que se caracteriza como:

Um conjunto de técnicas de análises de comunicações, visando, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, obter indicadores quantitativos ou não, que permitam a interferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) das mensagens (BARDIN, 1987 apud TRIVIÑOS, 1987, p. 160).

Segundo Triviños (1987, p. 161) as três etapas básicas no trabalho com analise de conteúdo, são elas:

1. Pré-analise - é a fase onde organizamos e fizemos a leitura (flutuante) do material que foi objeto de estudo, para constituir o corpus da investigação (os livros pesquisados), que é a especificidade do campo no qual fixamos a nossa atenção;

2. Descrição analítica – se inicia já na pré-análise, mas nessa etapa, as literaturas utilizadas, que tratam das ideias e concepções pedagógicas no processo educacional, corpus de investigação, foram submetidos a um estudo mais aprofundado, orientado em princípio pelo referencial teórico. Nessa fase foram construídos corpos de referências com os dados retirados das obras analisadas, a partir do processo de categorização;

3. Interpretação referencial – nesta fase apoiado em nosso referencial teórico, bem como nos corpos de referencias construídos na fase de descrição analítica nos aprofundando

na nossa análise ao conteúdo latente das bibliografias que tratam da Educação e de como ela interferiu e interfere na formação profissional de qualidade e baseado nessa interpretação direciona-se a atuação do Especialista em Metodologia do Ensino Superior para proporcionar uma formação profissional de qualidade.

E para melhor explanação e compreensão do assunto escolhido se distribui tal estudo nos seguintes capítulos:

IDEIAS PEDAGÓGICAS

IDEIAS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

PESQUISA CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO NA EDUCAÇÃO DO BRASIL

EPISTEMOLOGIA

O SUJEITO

O MÉTODO

O OBJETO

ANDRAGOGIA

TRÍADE DO ENSINO

FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO

QUALIFICAÇÃO DO EDUCANDO NO ENSINO SUPERIOR

A NECESSIDADE DE NIVELAMENTO

A NECESSIDADE DO RESGATE DA FUNÇÃO SOCIAL DO UNIVERSITÁRIO

A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO DISCENTE NO NÍVEL SUPERIOR

TÉCNICAS DE MELHORAMENTOS DE SUA CAPACIDADE COGNITIVAS

TÉCNICAS DE MELHORAMENTO DE SUAS INTERVENÇÕES

O ESPECIALISTA COMO PESQUISADOR E CIENTISTA EDUCACIONAL

IDEIAS PEDAGÓGICAS

A pratica da educação é muito anterior ao pensamento pedagógico, o pensamento pedagógico surge com a reflexão sobre a pratica educacional, como necessidade de sistematiza-la e organiza-la em função de determinado fins objetivos. Historia das ideias pedagógicas pagina 15, com esse pensamento de Moaci Godotti inicia-se a busca pelo entendimento sobre a Educação e de alguns elementos que a constituíram e a constitui.

Sim desde de já se entende que são ideologias que forjam a educação e o processo de ensino aprendizagem, então dialogando com GODOTTI se ira verificar e entender diversas ideologias que ajudaram a confeccionar o corpo teórico da educação assim como toda a sua complexidade.