A verdade sobre a Educação Física

O que as literaturas trazem sobre a Educação Física?

Não são poucas as obras que dissertam sobre esse objeto trazendo no seu bojo diversos assuntos, alguns de grande repercussão e debate, transformando tal obra num clássico na área. Dentre essas obras se traz para dialogar inicialmente:

O que é Educação Física? De Vitor Marinho de Oliveira, essa obra apresenta uma crise de identidade na Educação Física entende-se que essa suposta crise é fruto das criticas feitas a Educação Física praticada como adestramento físico, como também o seu uso pelo regime militar, acusado por alguns por utiliza-la como forma de dominação e alienação.

Os exercícios devem ser executados por todos os discípulos ao mesmo tempo e do mesmo modo. A marcação do rythmo começará logo depois de dado o comando executivo: 1, 2, 3, 4; 1, 2, 3, 4... Terminada uma lição de gynastica, o professor não mandará debandar antes de executar a formatura inicial. (fileira). A quebra da disciplina acarretará a quebra da força moral. Não fosse pela ortografia, denotando época remota, talvez acreditássemos está diante de um moderno tratado de metodologia sobre ginástica. ... O presente ensaio pretende discutir os caminhos e os descaminhos da Educação Física e tentar abrir espaço para possíveis alternativas para uma verdadeira crise de identidade pela qual está passando. Da forma como se apresenta, pode a Educação Física encerrar valores realmente significativos para os fins que se destina? O que é importante: a técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? Afinal o que é Educação Física? MARINHO (1983; p.7, p.10).

Esta obra convenceu a muitos que se debruçaram sobre ela, de que, realmente a Educação Física tinha perdido a sua identidade.

Como resultado disso, houve uma tentativa por outros autores de responder, a pergunta e indagações deixadas por Vitor Marinho de Oliveira, do que seria a Educação Física? Demonstra-se agora algumas debates travados por alguns autores sobre a Educação Física continuando o debate iniciado por Marinho (1983).

... Na Europa e na América do Norte impõe-se a questão do estatuto científico da Educação Física, se ela seria ou não uma disciplina acadêmica ou científica, qual seria o seu objeto de estudo, etc., gerando as oposições e tensões que daí em diante, irão percorrer o entendimento que a área busca construir de se própria. JAIME, FENSTERSEIFER (2008, p. 144)

Desde o inicio da década de 80, no entanto, caracteriza-se no Brasil. Segundo Bracht (1999), um movimento de “repedagogização” da teorização em Educação Física, fundamentada em diálogo com as ciências humanas e sociais, efetuados por intermédio do discurso pedagógico; o entendimento de Educação Física é remetido a uma pratica pedagógica. A partir de então a expressão “Educação Física” passa a ter pelo menos dois entendimentos: (i) é uma área de conhecimento (científico); (ii) é uma prática pedagógica (para alguns, restrita a instituição escolar).

“Assim para Bracht (1992, p.15), a Educação Física em sentido restrito, “abrange as atividades pedagógicas tendo como tema o movimento corporal e que toma lugar na instituição educacional” no sentido amplo designaria“ todas as manifestações ligadas á ludo motricidade humana”, mas que para o autor seria melhor abarcadas por termos como cultura corporal ou cultura de movimento.

Soares et al. (1992) definem a Educação Física como uma disciplina na escola que trata pedagogicamente do conhecimento de uma área denominada “cultura corporal”, configurada com temas ou formas de atividades (jogo, esporte, ginástica, danças, lutas, etc.) que constitui seu conteúdo; o estudo desse conhecimento “visa aprender a expressão corporal como linguagem”(p.62) (idem)

Enquanto os “deuses do Olimpo” discutem e impõem suas conclusões sobre a Educação Física, ignorando a sua construção histórica e suas provas existências, o que poderá fazer os pobres mortais?

Diante de tal paradigma o que se pode fazer a não ser ironizar inicialmente.

Mas deixando a ironia e os “deuses’ de lado; e utilizando um pouco do histórico materialismo dialético, verifica-se a realidade objetiva desse objeto, que é alvo de tanta controvérsia”.

Como inicio afirma-se que: existe uma realidade objetiva sobre a Educação Física independente de todas essas discussões. Essa realidade pode ser verificada analisando suas propriedades, estruturas e finalidades e a história trás inúmeras provas existências sobre a Educação Física.

A Educação Física não foi forjada em um único contexto e quando introduzido no contexto escolar de massas foi com o objetivo de adestrar ou educar o físico, função a qual foi destinada inicialmente, em alusão a educação da mente; ou seja assim como se tinha instrumentos para desenvolver a mente arranjou-se algo para domesticar o corpo. CIRCUNCISÃO (2013)