Brincando de construir conhecimento

Tomando conhecimento do seu próprio corpo

O corpo serve de referencia para diversos conceito e aprendizado, sendo a infância a fase que a criança desenvolve o seu esquema corporal com atividades de movimento diversas. ...” a criança delimita seu corpo próprio do mundo dos objetos através das atividades praticas realizadas nas pesquisas do ambiente. Os jogos e os trabalhos de coordenação global permitem prolongar essa experiência vivenciada com o corpo durante o período pré-escolar.”...

Esse movimento inicia-se no ventre materno, predominando até os cinco anos de idade sobre os estímulos recebidos por outros órgãos do sentido, reforçando a teoria de Wallon, onde, deixa entender que a cognição da criança inicia-se pelo movimento. ...” até os cinco anos , os elementos motores e cenestésicos dominam e tem prevalência sobre os elementos visuais e topográficos. Esta prevalência está em relação segundo De Ajuriaguerra , com a aquisição da dominância lateral.”... Pelo que se vê há um aumento linear da consciência corporal ao mesmo tempo a ciência do seu eu. Tomando consciência do seu próprio eu a criança se apropria sucessivamente de outros conhecimentos, tomando sempre como base seu esquema corporal. O esquema corporal da origem a: noções espaciais, lateralidade, direcionalidade, logico-matemático, intensidade pouco, muito, pequeno grande maior menor; todos esses conceitos são ampliados e articulados. Uma vez apendido isso de seu próprio corpo, pode ser transferidos e aplicados em outros universos e realidades. Com o tempo a criança e capaz de verbalizar esses conhecimentos podendo tratar deles de forma abstrata. Na sua dinâmica de todo dia, em suas atividades de: jogos, brincadeiras e similares a criança desenvolve habilidades motoras que se transformam em conceitos práticos e depois abstratos, só que de maneira inconsciente. Cabem aos adultos, em especial os professores dessa fase direciona-los melhor para tal proposito. Para tanto o livro de Le Boliche trás nas paginas 162 e 163 um programa de proposta educativa visando desenvolver tais habilidades e conceitos citados a cima. ... ”controle tônico e consolidação da dominância lateral. Descoberta e tomada de consciência das diferentes partes do corpo com verbalização. Para isto o educador chamará a atenção da criança sobre a associação das sensações cenestésicas: sensação de pressão, de contato mais finos, e visuais. Por vezes a criança de olhos fechados, trabalha unicamente as sensações cenestésicas . jogo de imitação a fim de trabalhar a representação mental de seu próprio corpo. Orientação do seu próprio corpo com verbalização. A criança deve estabelecer relações espaciais cada vez mais precisa entre as diferentes partes do corpo, a fim de alcançar o conhecimento dos eixos do corpo, condição indispensável para ter acesso ao corpo orientado.

Referencias LE BOULCH, O DESNVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE, do nascimento até aos 6 anos de idade