Comentários no Recanto

Alguns recantistas não gostam (sei disso porque existe até perfil onde isso é explicitado) que a gente convide para ler texto nosso. No entanto não há nada de mais nisso, pois é assim que se formam intercâmbios literários e excelentes amizades.

Há quem exagere e, sem mais aquela, apresente um verdadeiro catálogo no seu recado. Pessoalmente, quando convido a ler algum texto meu tomo o cuidado de ser algo que tenha a ver com a matéria que comento. E aí é pertinente.

Há também quem não goste de discordância. Talvez por isso, no RL, os comentários são geralmente chamados de visitas. Pessoalmente, como não tenho o ego inflado, aceito democraticamente que discordem de mim. Só não aceito má educação... fora isso, mesmo que seja educadamente, podem espinafrar à vontade as minhas matérias, que eu libero.

Existe porém um ponto para o qual eu faço um apelo às amigas e aos amigos recantistas. Por favor, ao colocarem um comentário em matéria minha, não a ignorem! Tudo bem que às vezes recebo cumprimentos e elogios, mas... que não tem nada a ver com o que eu postei. E isso é frustrante. Não me importo que acrescentem alguma coisa fora do mérito da matéria, mas me parece um contra-senso postar comentário (ou visitar) determinado texto meu e não fazer referência alguma ao texto. Até aqui tenho liberado, mas estou pensando seriamente em não fazê-lo mais. Temo até desagradar pessoas amigas, mas... é uma providência lógica e justa, no meu entender. Caso contrário caímos no "non sense" do filme "Help!" dos Beatles, onde nos créditos finais aparece a informação de que a obra é uma homenagem ao inventor da máquina de costura (???).