A NUTRIÇÃO ESPORTIVA NAS OLIMPÍADAS 2016

Por Antônio Coquito

Matéria com entrevista das nutricionistas Renata Parra (Comitê Olímpico Brasileiro - COB), Flávia Albuquerque ( Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB) e Michele Tápias (Comitê Rio 2016) falam de suas atuações na preparação dos atletlas, da importância da nutrição esportiva e da alimentação na Vila Olímpica.

O mundo se encontrará nos dois maiores eventos de modalidades esportivas – as Olimpíadas e as Paraolimpíadas 2016, que pela primeira vez acontecerão na América do Sul, no Rio de Janeiro (cidade sede). Da Grécia ao Brasil serão 10.500 atletas de 206 países nas Olimpíadas, que acontecerão no período de 05 a 21 de agosto. Já nas Paraolímpiadas, que serão realizadas de 07 a 18 de setembro, são 4.350 para-atletas de 179 países. Ao todo, já foram realizados 27 jogos Olímpicos e 15 Paraolímpicos na Ásia, América do Norte, Europa, Oceania.

O PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO

Para o bom preparo e melhor rendimento dos atletas, a nutrição é aliada do esporte. Nos eventos, como os Jogos Olímpicos, Renata Marques Toews Parra, que é nutricionista do Comitê Olímpico Brasileiro (C.O.B.), está presente, atuando e orientando nas diversas modalidades. “Realizo avaliações antropométricas, análise de hidratação e anamnese alimentar para ajustes necessários à dieta, de acordo com o objetivo de cada esportista”, esclarece. Quando não está envolvida por eventos maiores, ela se dedica especificamente aos atletas de Vela do Time Brasil e do Clube de Regatas Flamengo.

Garantindo a qualidade e a segurança alimentar durante os eventos do Comitê Paralímpico Brasileiro (C.P.B.), a nutricionista Flávia Albuquerque é a responsável no CPB por orientar, planejar e adequar a alimentação de toda a Delegação Brasileira. “Atendo todos os atletas paraolímpicos em todas as modalidades em eventos nacionais e internacionais organizados ou contratados pelo CPB”, explica. Ela esclarece que pode ter a presença de nutricionistas em modalidades específicas. “Cada profissional acompanha os atletas das seleções durante nos treinamentos em todo o ano”, destaca Flávia.

CONSICÊNCIA DE GANHOS

As Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 são uma oportunidade para estreitar a relação nutrição, esporte e saúde. É inegável a ampla conscientização das pessoas na busca por saúde e qualidade de vida. Flávia Albuquerque argumenta “a alimentação é fator fundamental para garantir o resultado e rendimento nas práticas esportivas”. No caso dos atletas, a nutricionista do CPB enfatiza que “a alimentação correta contribui na melhora da performance rapidez na recuperação, retarda a fadiga, diminui o risco de lesão e otimiza a reposição dos estoques de energia.

Para Renata Parra “a nutrição potencializa resultados positivos para o esportista”. Ela argumenta que “o nutricionista tem o papel de garantir oferta adequada dos macros e micronutrientes, seja na forma de alimentos ou através de suplementos alimentares. ” Ela acrescenta, “a hidratação deve ser acompanhada diariamente”. A suplementação é um item que merece cuidado. A nutricionista do COB alerta “eles devem ser prescritos com cautela, para evitar os riscos de doping positivo. ”

CRESCIMENTO DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Os jogos olímpicos e paraolímpicos tendem estimular as práticas esportivas pelo Brasil. Neste cenário, os cuidados com alimentação ganham atenção e evidenciam a importância da nutrição esportiva num evento como os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Torna-se, portanto, um cenário para maior destaque e ampliar a participação dos profissionais de nutrição na conscientização da sociedade para os cuidados alimentares nas atividades físicas e esportivas. Renata Parra observa o crescimento da área. “ Cresce o número de nutricionistas que estão se especializando na área, isto evidencia a importância da nutrição esportiva”, comenta.

Ao ser questionada sobre o papel da nutrição em grandes eventos esportivos, Flávia Albuquerque elenca o trabalho que o nutricionista pode assumir. “A atuação vai desde o acompanhamento nutricional do atleta (nutricionista esportivo), passando pelas empresas que fornecerão serviços de alimentação (nutricionista de produção) e auditorias de segurança alimentar. ” Para ela, “a nutrição desempenha vários papéis importantes durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. ”

NUTRIÇÃO PARA ATLETAS DO MUNDO

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (Comitê Rio 2016) está atento aos cuidados e às peculiaridades alimentares e nutricionais das Delegações Internacionais. A nutricionista Michelle Tápias, Gerente Geral de Serviços Alimentos e Bebidas do Comitê Rio 2016 afirma que “a área de alimentos e bebidas da Vila Olímpica – Rio 2016 tem como missão fornecer uma alimentação de qualidade e com atendimento de alto nível a todos os grupos de clientes, garantindo a excelência nas entregas, bem como a segurança dos alimentos”. Ela ainda esclarece que há um cuidado no planejamento alimentar e nutricional. “Procuramos preencher e respeitar todos os requisitos, a fim de atender as diversidades culturais, seja étnica ou religiosa. Os cardápios que serão oferecidos são planejados para contemplar as necessidades nutricionais de cada cliente, de forma adequada, saudável, diversificada e balanceada. ” Michelle enfatiza que haverá oferta de alimentos a grupos específicos. “Ofereceremos opções de alimentação sem glúten e sem lactose, e sinalizaremos os alérgenos alimentares, como nozes, castanhas, amendoim, glúten, leite e frutos do mar”, detalha.

MINAS E OS JOGOS OLÍMPICOS

Em Minas Gerais, o Núcleo de Articulação Minas 2016, que congrega 16 secretarias e órgãos do governo, coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes (SEE-MG) é responsável por organizar os eventos e atividades relacionadas às Olimpíadas em território mineiro. Dentre as funções do Núcleo está a captação de delegações estrangeiras para sediarem os treinamentos antes e durante os jogos Olímpicos.

Segundo Fabíola Pimenta, assessora de comunicação da SEE-MG, Minas Gerais vai acolher a equipe brasileira de Canoagem (Lagoa Santa) e as delegações da Grã-Bretanha (Belo Horizonte), China e Canadá (Juiz de Fora), Irlanda e Sérvia (Uberlândia). A delegação da Bélgica avalia fazer os treinamentos em solo mineiro.

COMITÊ RIO 2016 http://www.rio2016.com/

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (C.O.B.) http://www.cob.org.br/

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO (C.P.B.) http://www.cpb.org.br/

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do CRN9