Violência urbana no Brasil

A população brasileira enfrenta diariamente vários problemas, como a precariedade no sistema de saúde pública, falta de escolas, desemprego e outros. Esses problemas contribuem para um mal muito presente na sociedade, a violência. De acordo com levantamentos da TV Globo, o Brasil conta com índices de violência semelhante ou maior do que de países em guerra.

Vale destacar que muitos jovens passam a entrar no mundo do crime cada vez mais precoce, afinal, as escolas que frequentam carecem de ensino de qualidade, infraestrutura e motivação para os alunos. Somando isso com a ineficiência da segurança pública, tem-se uma porta aberta para a criminalidade, pois esses passam a ter tempo livre de sobra e falta de orientação, o que os leva muitas vezes, a fazer escolhas menos sensatas e mais imediatalistas, como furtar ao invés de estudar ou trabalhar.

Há de se dizer que o desemprego se destaca como um dos principais colaboradores para o aumento da violência urbana, pois além dos principais problemas sociais serem mais intensos nas grandes cidades, é nelas onde se encontra o maior número de habitantes e consequentemente, o maior índice de desemprego. Em consequência disso algumas pessoas encontram como fonte de capital o trafico de drogas, roubo e latrocínio.

Vale lembrar que mesmo com os problemas sociais destacados anteriormente, a real causadora da violência urbana no Brasil é a corrupção. O desvio de verbas é o que causa os colaboradores para a marginalização da população. Portanto, para que o Brasil se torne um país onde as pessoas vivam bem e sem medo de sair na rua, é necessário que, antes de tudo, o governo mude, que a corrupção se extingua. Também é preciso que projetos de inclusão social sejam criados, que ofereça à população trabalho e lazer. O sistema de ensino também deve ser fortificado e o investimento em segurança precisa ser uma das principais prioridades do governo.

L Amorim
Enviado por L Amorim em 05/08/2016
Reeditado em 05/08/2016
Código do texto: T5719749
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.