Aquecimento Global

O efeito estufa ocorre devido à radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre, que fica retida na atmosfera, ocasionando o aquecimento da terra. Este aquecimento até certo ponto é positivo, porém os índices atuais mostram a ultrapassagem deste posto e resultando no problema ambiental chamado aquecimento global.

O avanço do aquecimento global deve-se aos gases poluentes, tais como os gases provenientes da combustão da gasolina e do óleo diesel, e a queima de resíduos orgânicos. Estes gases estão gerando um desequilíbrio energético no planeta, dando origem a problemas ambientais como o aumento do nível do mar,mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas, derretimento de geleiras, entre outros. No futuro,ocorrerão alterações na frequência e intensidade de eventos meteorológicos, extinção de espécies e variações na produção agrícola.

As atividades antrópicas são as principais causas do aquecimento global, tais como a degradação, queima e desmatamento de florestas, um exemplo a ser recordado é o desmatamento da Mata Atlântica, que hoje existe apenas 7% no total. A Mata Amazônica é uma grande fornecedora de umidade da atmosfera, a remoção da floresta contribui para o aumento das medias térmicas e a redução dos índices de pluviosidade em vários lugares.

Como soluções em nível pessoal , podemos substituir o uso de combustíveis como a gasolina por biocombustíveis, revisar o bom estado do carburador do carro, colaborar com o sistema de coleta de lixo , usar o máximo possível de iluminação natural em ambientes domésticos. Já em nível social e politico, instalar sistemas de controle de emissão de gases nas industrias, ampliar a geração de energia de fontes renováveis como hidrelétricas, recuperar o gás metano em aterros sanitários, não praticar queimas e desmatamentos em florestas, uso de técnicas na agricultura para evitar a emissão de carbono, implementação de programas de reflorestamento e arborização, construção de prédios com sistemas que visem economizar energia.

O aquecimento global é um problema grave, de preocupação mundial, que deve ser combatido com informação, bom senso e respeito.

Natália Faraldo
Enviado por Natália Faraldo em 04/08/2016
Código do texto: T5718967
Classificação de conteúdo: seguro