A Moderna Caverna Platonica

A sociedade atual esta alienada á ver o que lhes mostram, ou seja, seguem tendências impostas, limitando-se a viver pela aparência. Poder e status nos dias atuais, pela sociedade em que vivemos, são sinônimos de sucesso e felicidade. Este modo de vida nos condiciona á um ambiente de reprodução, onde a liberdade criativa se limita á seguir tudo que está ao alcance dos olhos, estabelecendo um padrão de vida subjugado o ideal e formando assim a caverna atual.

No mito de Platão, as pessoas que viviam na caverna apenas tinham conhecimento das sombras que eram postas nas paredes, nos dias atuais estas "paredes" são as mídias (TV, internet e jornais), que por possuírem ambições próprias e por terem a função de manter o status quo manipulação, transmitem para as grandes massas, o senso-comum.

Exemplos concretos, são os programas de TV, onde grande parte expõem a tendência pela aparência, basta ver, os apresentadores dotados de um padrão de beleza, as assistentes de palco que também segue um padrão físico, os convidados destes programas de auditório, que em sua grande maioria explicitam a fama e a fortuna como a real forma de felicidade. Isto trás ao individuo, condicionado á caverna "TV", uma certa devoção, eliminando-o de qualquer senso critico ou criativo.

Assim como no mito, o ser apenas se tornará livre, deste condicionamento alienador, quando obter conhecimento do que há ao redor e deste modo fazer-se critico ao que os olhos vêem.