O influxo da música no comportamento dos jovens

De acordo com estudos científicos,desde que o homem começou a se organizar em tribos primitivas pela Àfrica,a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.Acredita-se que ela tenha surgido há 50.000 anos,onde suas primeiras manifestações começaram a serem feitas.

Existem várias definições para o que se pode chamar de música hoje em dia.Porém,em uma linguagem mais filosófica ela é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos.E que pode ser também usada na medicina.Em 1944,foi elaborado nos Estados Unidos o primeiro plano de estudos dos efeitos terapêuticos da música,no Brasil,em 1971 foram realizados cursos com esse fim,e em 1980 a Universidade Federal do Rio de Janeiro iniciou a Prática Clínica da Musicoterapia,que promove o bem estar,gerencia o estresse,alivia a dor,melhora a memória,comunicação,socialização e etc.Além disso,um estudo feito por pesquisadores sul-coreanos sugere que expor as plantas a sons musicais pode estimular seu crescimento.

Sem dúvidas,a música tem uma grande influência também na vida das pessoas.Por meio dela um indivíduo pode mudar de atitude,alterar seus estados psicológicos,suas opiniões,mudam até seu jeito de se vestir,enfim,ela tem um excelente poder de persuasão.

No Brasil,a primeira música a ser gravada foi "Isto é bom",do cantor e compositor Xisto Bahia,em 1902.Independentemente do estilo ou ritmo,ela é um canal pelo qual o ser humano pode manipular o som de formas infinitas e deixar sua mensagem tanto boa,quanto ruim aos seus ouvintes.

Dessa forma,a música se tornou alvo intenso de lucro e propagação de ideologias,principalmente entre os jovens que ainda estão em busca de sua personalidade,casa vez mais uma certa melodia acaba os atraindo,tanto que se deixam levar pelo ritmo,e não dão a devida importância a mensagem que está sendo passada através da letra.

Samila Fonseca
Enviado por Samila Fonseca em 16/07/2016
Código do texto: T5699900
Classificação de conteúdo: seguro