Finalmente Portugal É Campeã

O futebol de Portugal provou neste domingo, 10 de julho de 2016, que pode ser campeão mesmo sem a estrela principal, Cristiano Ronaldo. Substituído aos 24 do primeiro tempo, a equipe portuguesa se superou dentro de campo e vencendo a favorita França, no Stade de France, (principal estádio do país) por 1 a 0, gol do atacante Éder, aos três minutos do segundo tempo da prorrogação. O primeiro título, considerado importante da história de Portugal veio com um roteiro semelhante ao restante de sua campanha: não pode contar com CR7, na prorrogação houve o grito de gol no sonhado troféu da Eurocopa de 2016. Portugal entrou em campo, errando saídas de bola. A transição era defeituosa, facilitando as ações do meio campo da França. Percebendo o nervosismo de Portugal, a França adiantou a marcação e passou a pressionar a saída de bola lusa. Em um lance, Pepe escorregou, Payet se aproveitou e cruzou rápido para Griezmanna, mas Rui Patrício voou para mandar para escanteio. Em jogada no meio de campo, Payet acertou o joelho esquerdo de Cristiano Ronaldo. O camisa 7 ficou no chão sentindo muitas dores. Ele ainda tentou ficar em campo, acabou substituído, sob aplausos dos torcedores que compareceram ao Saint-Denis, por Quaresma. Portugal não sentiu a ausência do seu craque. Não tinha a referência no comando do ataque, mas passou a ter a bola nos pés e a atuar pelos lados de campo. Igualou as ações com a França. A segunda etapa começou movimentada, com ligeira pressão da França, que apostava nos cruzamentos para a área em busca de Griezmann e Giroud. No primeiro lance, o atacante do Bayern de Munique tocou para o artilheiro da Eurocopa chutar, para defesa do goleiro português. Além de jogar em casa, com o apoio da torcida, Portugal estava sem Cristiano Ronaldo. Griezmann teve outra chance, escorou para fora cruzamento de Coman. Os portugueses insistiam em bolas para a área, faltava o camisa 7 para aproveitar. A postura das equipes mostrava vontade de vencer a Eurocopa. Os técnicos fizeram substituições ofensivas, visando a vitória. A França era melhor. Ele tocou para Giroud fuzilar para defesa de Rui Patrício. Portugal teve a melhor chance. Nani cruzou e Lloris defendeu. No rebote, Quaresma deu voleio, para nova intervenção do goleiro. Aos 46 minutos do segundo tempo, a bola chegou no atacante, ele deu um drible desconcertante em Pepe e bateu rasteiro, a bola explodiu na trave. Em sua terceira prorrogação na Eurocopa, Portugal não arriscou muito e via a França ter mais ímpeto ofensivo. O melhor lance da primeira etapa foi lusitano, após Éder escorar cobrança de escanteio e Lloris pegar. Após a bola bater na mão de Éder, o juiz deu toque de Koscielny. Na cobrança, Guerreiro acertou o travessão. Éder mostrou que queria jogo, recebeu sozinho, dominou, levou e bateu forte de fora da área, no cantinho de Lloris. A França foi para o ataque em busca do gol. Nos contra-ataques, Portugal levou perigo, com Quaresma e João Mário. Mas não precisava de mais nada. É campeão!

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 10/07/2016
Código do texto: T5693668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.